Folha de S. Paulo


Temporário tem valor

No meio executivo, o trabalho temporário nunca foi muito bem visto. Muitas vezes o selecionador quase se desculpa ao apresentar a oportunidade com frases do tipo: "Só que é temporário, viu?"

Profissionais de carreira apresentam, na sua grande maioria, encadeamento consistente e ascensão constante.

Aliás, os conceitos de carreira mais tradicionais seguem essa vertente. Carreira ascendente e contínua numa mesma área de conhecimento e de segmento. Essa somatória garante a consistência e o aprofundamento, por exemplo, dos conhecimentos técnicos, operacionais, legislativos.

Já mencionei diversas vezes nesta coluna que se leva muito tempo para formar bons profissionais, e com "tempo" quero dizer prática diária, persistência e disciplina.

Entretanto, o trabalho temporário, principalmente em tempos de crise, passa a ser alternativa para profissionais que desejam rever a própria carreira e experimentar uma atividade diferente das anteriores.

A perda do emprego obriga as pessoas a, efetivamente, repensarem e reverem suas vidas profissionais.

Essa ruptura cria a oportunidade para avaliar o emprego temporário como uma alternativa interessante e de valor.

O trabalho temporário, regido pela lei nº 6.019/74, é diferente daquele terceirizado. Visa atender a necessidade transitória de substituição de um profissional regular e permanente da empresa ou ao acréscimo extraordinário de serviço.

O que mudou recentemente, por meio da portaria 789 de junho de 2014, é que esse profissional pode trabalhar como temporário de três até nove meses, com a possibilidade de contratação efetiva.
Assim, avalie com mais atenção as oportunidades temporárias.

Aproveite para demonstrar o seu potencial para contribuir com o crescimento da empresa, destaque-se positivamente, demonstrando interesse pelo negócio. Qualifique-se para a posição, busque cursos na internet, seja interessado, maximize sua contribuição. Essas atitudes são válidas para todos os trabalhadores, mas são ainda mais oportunas para quem busca a efetivação.


Endereço da página: