Folha de S. Paulo


Discriminado

Estudos de duas universidades americanas comprovam a existência de preconceito entre os recrutadores para com as pessoas desempregadas. Como lidar com esse obstáculo em um momento já difícil por si só?

Além de encarar o fato de não ter um trabalho e todas as suas consequências -insegurança, falta de dinheiro e, muitas vezes, a consciência de que não investiu na própria carreira tanto quanto poderia ou precisava-, ainda é preciso administrar outros sentimentos atrelados a esse momento como a vergonha e a culpa. Nada disso ajuda na hora de encarar uma entrevista de emprego.

Contudo, mais cedo ou mais tarde o encontro com um entrevistador acontecerá e a pergunta sobre o motivo do desligamento virá. A dúvida que mais tenho escutado é : "Como eu descrevo minha situação atual?".

Para mim, o óbvio é dizer "desempregado". É um fato que precisa ser enfrentado. Mas a dificuldade de lidar com o fato leva muitos a criarem títulos como: "em transição entre empregos", "em período sabático", "consultor independente", "em busca de recolocação", " a procura de novos desafios". Não importa como se autointitule, a verdade está exposta.

Veja pelo lado positivo. Se você foi chamado para a entrevista, o selecionador identificou qualidades no seu currículo.

Nessa oportunidade, caberá a você explicar o mais brevemente possível e com segurança os motivos da demissão. Não perca muito tempo justificando-se. Prepare a sua resposta com antecedência e não perca o foco do que importa: valorizar suas qualidades.

Nada de contar histórias longas e tristes. Relações de trabalho terminam, como qualquer outra.

Dedique seu tempo a argumentar sobre o melhor que tem a oferecer ao futuro empregador. Demonstre, através da sua experiência e dos resultados obtidos ao longo do tempo, que você seria a melhor opção para aquela vaga e empresa.

Cause boa impressão através da sua capacidade de argumentar e valorizar suas competências para a posição. O autoconhecimento profissional, autoconfiança e a boa comunicação verbal serão importantes aliados nesses momentos.


Endereço da página: