Folha de S. Paulo


Crise de competências

O mercado de trabalho é um grande desafio para empregadores e para empregados. E 2015 não será diferente. O que venho escutando, cada vez mais, de diretores e altos executivos das empresas está relacionado à dificuldade de atrair, selecionar e contratar bons profissionais. Há escassez dos bons.

Há contradições entre as pesquisas que tratam sobre o desemprego no Brasil. Segundo dados do IBGE divulgados na semana passada, a taxa de desemprego em outubro recuou e ficou em 4,7%, a menor para o mês desde 2002.

De acordo com dados da Fiesp, entretanto, no mês passado a indústria paulista fechou 12,5 mil vagas, uma queda de 0,37% do quadro de funcionários em comparação com setembro.

Apesar das contradições estatísticas, minha percepção é que o mercado carece de profissionais bem qualificados. Fui procurada recentemente por empresas de tecnologia e conversei com consulares que buscam profissionais qualificados para trabalhar em empresas de seus países instaladas no Brasil. Eles estão com dificuldades.

Entre as grandes carências profissionais ainda estão os engenheiros, de quase todas as áreas.

Entretanto, as solicitações das empresas e de vários estudos relacionados ao futuro do trabalho vão muito além da formação e dos conhecimentos técnicos. Destaquei três delas e listei algumas dessas competências altamente desejáveis para você preparar seu plano de autodesenvolvimento. São elas:

Inteligência social: capacidade de percepção social, de entender e reagir adequadamente a seu meio, de avaliar as emoções dos que estão à sua volta e adaptar palavras, gestos e até o tom de voz utilizado para desenvolver relações saudáveis.

Senso de dever: desejo de fazer sempre mais e melhor, mantendo alto desempenho e visando a atingir os resultados planejados.

Pensamento adaptativo: habilidade para sair de qualquer situação independentemente da dificuldade e das condições encontradas.

As outras são: consciência social, capacidade para trabalhar em grupo, comunicação verbal , habilidade para tomar decisões e resolver problemas, planejar, priorizar o trabalho e influenciar pessoas.

De que maneira você pode desenvolver essas competências ao longo de 2015?


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