Folha de S. Paulo


BYOD

Caso você ainda não tenha visto esta sigla, é provável que já esteja um pouco atrasado em relação às tendências do mercado de trabalho.

Se for esse o caso, uma explicação: BYOD é a sigla da expressão "bring your own device" (traga seu próprio dispositivo" em inglês). Ou seja, o funcionário traz o computador para trabalhar e, no fim do dia, leva de volta para casa.

O espaço de trabalho está mudando, assim como as relações entre empresas e funcionários e a própria gestão de pessoas. Daqui para frente, as empresas vão precisar trabalhar no modelo BYOD.

Os profissionais demandarão isso. Para as organizações, a pergunta não será se devem adotar ou não o BYOD, mas, sim, qual a melhor estratégia para isso. É impossível ignorar esse movimento.

Esse é mais um capítulo da alteração do modo como iremos trabalhar.

Há uma revolução digital silenciosa acontecendo no mundo das empresas.

Pensando nas questões de sustentabilidade e qualidade de vida, que diferença faz se o funcionário trabalha da cama da sua casa, da praia ou do escritório?

O momento grita pela meritocracia, pela entrega de resultados e pela eficácia, não importa onde as pessoas estejam fisicamente.

Produtividade e colaboração serão os pilares da economia e do mercado de trabalho digital. O trabalho criativo, de alto impacto, que resulta em saltos de melhorias significativas em projetos e serviços, não precisa acontecer das 8h às 18h em um espaço físico delimitado.

A tecnologia propicia atendimento à distância, discussões com grupos multifuncionais e multiculturais. Ideias e sugestões podem vir de pessoas com qualquer formação -até o pré-requisito de formação acadêmica para atuar em uma área específica poderá ser revisto.

Vejo profissionais de TI com excelentes percepções sobre oportunidades de negócios, dentistas interessados em desenvolvimento de games e médicos com visão de marketing. As pessoas têm interesses que vão além daqueles obtidos nas graduações. Resta capacitá-las sobre o uso correto da tecnologia com segurança e privacidade. Mas essa é uma outra questão.


Endereço da página: