Folha de S. Paulo


Mamífero reduz cérebro e crânio para se adaptar ao frio do inverno

Karol Zub
Musaranho, comum na Europa e na Ásia, que reduz o tamanho da cabeça no inverno
Musaranho, animal comum na Europa e na Ásia e que reduz o tamanho da cabeça no inverno

Um pequeno mamífero conhecido como musaranho tem uma maneira estranha de se proteger do frio do inverno.

Alguns animais hibernam, outros migram. Já o musanho da espécie Sorex araneus, bastante comum na Europa e na Ásia, consegue reduzir o tamanho de seu crânio e do cérebro em cerca de 15%, de acordo com uma pesquisa publicada nesta semana na revista "Current Biology".

O processo, afirmam os autores, da Alemanha e dos EUA, é inusual e teria a função de ajudar o organismo a conservar energia. Ainda não se sabe, porém, exatamente como e por que o fenômeno acontece.

Na primavera, os bichos, que do focinho à ponta da cauda podem passar de 10 cm, recuperam dois terços do volume craniano. O restante cresce até até o meio do verão.

O corpo dos bichos não passa ileso, perdendo 17,6% de massa e recuperando 83,4%, em média, na primavera.

Uma possibilidade levantada pelos pesquisadores é a de usar o conhecimento da redução e posterior recrescimento da caixa craniana para entender melhor a osteoporose e achar meios de tratá-la.

Para realizar os experimentos, foram colocadas armadilhas nos arredores de Radolfzell, cidadezinha alemã perto da fronteira com a Suíça. Os bichos, então, foram anestesiados e passaram por raio-X.


Endereço da página: