Folha de S. Paulo


Jequitibá-rosa mais antigo do Brasil é tema de reportagem neste domingo

Edson Silva/Folhapress
CAMPINAS, SP, BRASIL, 27-11-2014: Parque Estadual Vassununga, o qual é cortado pela rodovia anhanguera i é possível conhecer um jequitibá-rosa que tem idade estimada entre 600 e 900 anos. Um dos principais corredores de tráfego de veículos no Estado, o sistema Anhanguera-Bandeirantes, um dos principais do país, oferece aos seus usuários muito mais que postos de rede --como Graal e Frango Assado. Pequenos estabelecimentos, espalhados ao longo da Anhanguera, por exemplo, que liga São Paulo a Minas Gerais em mais de 400 quilômetros de rodovia,
O jequitibá-rosa do Parque Estadual Vassununga, que tem idade estimada entre 600 e 900 anos

Os jequitibás, que estão entre as maiores árvores da mata atlântica, com altura entre 30 e 50 metros, serão tema do programa "Globo Rural" deste domingo (11).

Algumas das espécies dessa árvore estão atualmente em perigo de extinção, de acordo com a classificação do CNCFlora (Centro Nacional de Conservação da Flora).

Uma delas é a Cariniana legalis, conhecida como jequitibá-rosa. Sua madeira é utilizada muitas vezes na construção civil e na fabricação de móveis, entre outros produtos. A árvore também é ameaçada pela expansão imobiliária.

O jequitibá-rosa mais antigo do Brasil será o destaque da reportagem especial do jornalista José Hamilton Ribeiro. A árvore fica no interior de São Paulo, no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (a 248 km da capital paulista).

Conhecida como jequitibá patriarca, tem cerca de 40 metros de altura e, estima-se, mais de 600 anos.

O programa será exibido no "Globo Rural" deste domingo (11), às 8h30, na Rede Globo.


Endereço da página: