Folha de S. Paulo


Astronauta francês na ISS mostra encantamento com a costa brasileira

Thomas Pesquet/Twitter
Tweet de Thomas Pesquet mostrando costa brasileira da ISS
Tweet de Thomas Pesquet mostrando costa brasileira da ISS

O astronauta francês Thomas Pesquet, atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS), está encantado com a beleza do litoral brasileiro. Nesta quarta-feira (7), ele postou fotos em seu perfil no Twitter quando sobrevoou o país, com a legenda: "Bom dia Brasil, que costa maravilhosa! A foz desse rio que parece um vitral em forma de mosaico me surpreendeu".

Pesquet, que realiza sua primeira missão na Estação Espacial Internacional, ficou inspirado ao passar pelo Brasil. Além de postar duas fotos do litoral, ele compartilhou com seus seguidores a canção "Boa Sorte", de Vanessa da Mata e Ben Harper. "Hoje, é atmosfera brasileira", escreveu o francês no Twitter.

Tweet do astronauta francês Thomas Pesquet

Nos seis meses que passará em órbita, Pesquet realizará 62 experiências para a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Isso sem contar as 55 experiências que realizará em cooperação com as agências espaciais americana, canadense e japonesa. O francês estudará o impacto da microgravidade nos músculos e testará tecnologias capazes de revolucionar o sistema de purificação da água.

Seus colegas, o cosmonauta russo Oleg Novitsky e a astronauta americana Peggy Whitson, não ficarão para trás. Whitson fará, por exemplo, experimentos sobre o impacto da luz no ciclo do sono, enquanto Novitsky realizará mais de 50 experiências científicas para a agência espacial russa Roskosmos.

Ex-piloto de aviões comerciais, Pesquet, de 38 anos, é o novato da equipe. Ele é o 10º francês a viajar ao espaço, o primeiro desde 2008. O retorno dos três astronautas à Terra está previsto para 15 de maio de 2017.


Endereço da página: