Folha de S. Paulo


Em traje de gorila, astronauta começa a se despedir do espaço

Com seu retorno à Terra programado para a próxima terça (1°), o americano Scott Kelly está completando a mais longa permanência no espaço feita por um astronauta da Nasa.

Ao todo, terão sido 340 dias na Estação Espacial Internacional, 98 a menos do que o russo Valeri Polyakov conseguiu suportar, em 1994.

Veja o vídeo

Mas ninguém passa tanto tempo bebendo água reciclada do próprio xixi (a estimativa é que ele tenha ingerido 193 galões de urina e suor reciclados durante esse período) e permanece incólume.

Na terça (23), Kelly postou um vídeo no Twitter onde aparece fantasiado de gorila. Na legenda, o astronauta explica que precisava de humor para enfrentar a viagem.

Reprodução/Twitter
Astronauta Scott Kelly se fantasia de gorila na Estação Espacial Internacional
Astronauta Scott Kelly se fantasia de gorila na Estação Espacial Internacional

A brincadeira poderia ter custado caro considerando que cada quilo levado ao espaço representa um custo adicional de 40 mil dólares para a operação, mas a Nasa explicou que familiares e amigos dos astronautas têm uma cota para presentes. Foi seu irmão, Mark Kelly, quem achou que seria engraçado ver um gorila no espaço.

Quando não estava ocupado se vestindo de primata ou postando fotos no Instagram, Kelly e seus companheiros trabalharam em mais de 400 experimentos. Um dos principais objetivos da Estação Espacial Internacional é ver os efeitos da gravidade em experimentos. Os astronautas conseguiram plantar uma flor e até cultivar alface no espaço.


Endereço da página: