Folha de S. Paulo


'Bola de fogo' explode sobre Atlântico a mil quilômetros da costa do Brasil

O maior meteoro já visto desde o que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk há 3 anos entrou na atmosfera da Terra sobre o oceano Atlântico, perto da costa brasileira.

O evento, que só foi divulgado agora, ocorreu às 11h55 do dia 6 de fevereiro. Ao queimar-se na atmosfera, a rocha espacial liberou o equivalente a 13 mil toneladas de TNT.

Esse é o evento mais grandioso do gênero desde o ocorrido em Chelyabinsk, em 15 de fevereiro de 2013. O meteoro que atingiu a região liberou 500 mil toneladas de TNT.

Mais de mil pessoas foram feridas na ocasião –a maioria atingidas por estilhaços de vidro de janelas.

Thinkstock
Meteoro que caiu perto da costa brasileira é o maior desde 2013
Meteoro que caiu perto da costa brasileira é o maior desde 2013

COSTA BRASILEIRA

Já a bola de fogo sobre o Atlântico provavelmente passou despercebida. Ela se desintegrou a cerca de 30 km da superfície do mar, a mil quilômetros da costa brasileira.

A Nasa (agência espacial americana) listou o acontecimento em uma página de internet que relata a ocorrência de meteoros e bolas de fogo.

Cerca de 30 pequenos asteroides (que medem entre 1 e 20 metros) entram na atmosfera da Terra anualmente, segundo pesquisas científicas. Como a maior parte da superfície terrestre é coberta por água, maioria deles cai nos oceanos e não afeta áreas habitadas.


Endereço da página:

Links no texto: