Folha de S. Paulo


Museu utiliza óptica para ensinar de física a nutrição

Divulgação
Crianças tocam painel iluminado na exposição da Unicamp em que o visitante pode brincar com cores
Crianças tocam painel iluminado na exposição da Unicamp em que o visitante pode brincar com cores

Uma nova exposição no Museu Exploratório da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) combina luzes, cores e interatividade para ensinar ciência.

A mostra "Cor da Luz - O Código das Cores" levou cerca de um ano para ficar pronta e parte da experiência com as cores para desdobrar os ensinamentos em diferentes áreas do conhecimento, da física à nutrição.

Entre experiências interativas, hologramas, feixes luminosos e ilusões de óptica de grandes proporções, os visitantes são apresentados a conceitos científicos.

"É realmente para aprender mexendo. Tem todo um painel com um turbilhão de coisas diferentes", diz a curadora da mostra e professora do Instituto de Física da Unicamp, Maria José Brasil.

Aberta de terça a domingo e com entrada grátis, a mostra não tem idade mínima. "É para crianças dos zero aos cem anos", diz Brasil, que afirma ter visto muitos adultos encantados com os experimentos.

Para conseguir tirar o maior proveito dos espaços, Giselle Soares, mestre em divulgação científica e pesquisadora da interatividade em museus, aconselha que, além das brincadeiras, pais e estudantes não deixem de ler o material científico que explica os fenômenos. "Ou então ele vai ficar apenas se divertindo. O que já é muito bom", brinca.

Mais informações sobre a exposição em Campinas podem ser encontradas em www.cordaluz.mc.unicamp.br


Endereço da página: