Folha de S. Paulo


Dia 30 de junho terá um segundo a mais; entenda

Hoje, dia 30 de junho, terá um segundo a mais de duração, para compensar as pequenas variações que se acumulam ao longo do tempo e produzem uma defasagem entre o período de rotação da Terra e as 24 horas do dia.

A decisão foi tomada pelo Serviço Internacional de Rotação Terrestre, sediado em Paris, em um boletim divulgado no começo do ano, explicou à Agência Efe Francisco Colomer, do Observatório Astronômico Nacional da Espanha (OAN).

O último minuto do dia 30 de junho terá 61 segundos. No caso do fuso horário de Brasília, este segundo a mais será incluído às 20:59.

A necessidade de acrescentar um segundo adicional se deve a minúsculas variações da duração do dia que se acumulam, por a Terra não ser um sólido rígido. A rotação do globo é afetada pelo acoplamento de núcleo, manto líquido, oceanos, atmosfera.

Esses acúmulos produzem uma defasagem entre o Tempo Universal Coordenado, que é o tempo atômico em que se baseia a hora dos nossos relógios, e o tempo de rotação terrestre, que toma como referência a posição do Sol, explicou Colomer.

A invenção dos relógios atômicos permitiu uma medição do tempo muito mais precisa, e em 1970 um acordo internacional reconheceu a existência de duas escalas de tempo: o período de rotação do planeta e o Tempo Universal Coordenado (UTC).

O Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência Saltar, estabelecido em 1987 pela União Astronômica Internacional e pela União Internacional de Geodésia e Geofísica, é a organização que observa a diferença entre as duas escalas e assinala quando o UTC deve ter um segundo de salto.

"Com este ajuste conseguimos que a diferença entre ambas as escalas de tempo seja sempre inferior a um segundo", disse Colomer.

Assim como quando nosso relógio adianta ou atrasa devemos ajustá-lo, também devemos reajustar o "relógio" do Tempo Universal Coordenado, que rege a hora oficial de todos os países do mundo.

A última vez em que houve um segundo de salto no UTC foi em 1º de janeiro de 2009, lembrou Colomer.

Desde 1972, 26 segundos foram adicionados (contando com este de 30 de junho). O último segundo intercalado ocorreu em julho de 2012 e a penúltima vez em 2008.


Endereço da página: