Folha de S. Paulo


Avião solar faz teste para volta ao mundo

O Solar Impulse 2, avião movido a energia solar, fez um voo de teste ao sobrevoar Abu Dhabi. A viagem faz parte das preparações para uma volta ao mundo, marcada para o mês que vem.

Os pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg pilotarão a nave na aventura, numa prova de que um voo como esse é possível sem gastar uma gota de combustível. Eles partirão da capital dos Emirados Árabes Unidos no fim de fevereiro ou início de março para percorrer 35.000 km a uma velocidade relativamente lenta (entre 50 e 100 km/h).

Sua volta ao mundo durará cinco meses, com 25 dias de voo, segundo os dois suíços, cofundadores e pilotos do avião.

A aeronave, coberta com 17 mil células solares que alimentam seus quatro motores elétricos de hélice, será o primeiro a cruzar oceanos e continentes com a ajuda do sol.

O Solar Impulse 2, que voará a até 8.500 metros de altitude, se dirigirá primeiro a Omã e às cidades indianas de Ahmedabad e Varanasi. Depois irá a Mandalay, em Mianmar, Chongqing e Nanquim, na China, antes de cruzar o Pacífico com uma escala no arquipélago americano do Havaí.

Piccard e Borschberg irão parar posteriormente em Phoenix e Nova York, de onde partirão ao sul da Europa ou ao norte da África, última escala antes do retorno a Abu Dhabi, no fim de julho ou início de agosto.


Endereço da página: