Folha de S. Paulo


Nasa lança nave Orion para primeiro voo de testes

A Nasa realizou na manhã desta sexta-feira o lançamento bem-sucedido de sua nave não tripulada Orion para um voo de testes da cápsula espacial que no futuro pode levar seres humanos a um asteroide e inclusive a Marte.

O lançamento ocorreu às 07h05 (10h05 de Brasília) a partir da base de Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida.

A cápsula Orion representa um investimento de bilhões de dólares e tem o objetivo de preparar o retorno dos Estados Unidos às viagens espaciais tripuladas, interrompida em 1972, quando a última espaçonave Apollo retornou da Lua.

Após o seu lançamento da base de Cabo Canaveral, a bordo do poderoso foguete Delta IV, a nave não tripulada dá duas voltas ao redor da Terra e alcança 5.800 quilômetros de altitude. Isto é 15 vezes mais distante que o ponto onde a Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) está na órbita da Terra.

Às 14h30 desta sexta, a capsula pousou no local pré-estabelecido, a pouco mais de 1000 km a sudoeste de San Diego, no oceano Pacífico

Bill Ingalls/NASA/Efe
Foto divulgada pela Nasa mostra o foguete Atlas IV, que transporta a cápsula Orion, na plataforma de lançamento no Cabo Canaveral
Foto divulgada pela Nasa mostra o foguete Atlas IV, que transporta a cápsula Orion, na plataforma

FAMILIARIDADE

A Orion é uma versão maior e mais sofisticada das antigas naves que levaram à conquista da Lua na década de 1960, com capacidade para quatro astronautas (as Apollos só levavam três).

O veículo lançador que fará isso no futuro ainda não está pronto. Chamado de SLS (Space Launch System), ele será o equivalente moderno do Saturn V. Mas seu primeiro voo só deve acontecer em 2017, e projeções recentes dão conta de que a missão pode escapar para 2018.

Por conta disso, a Nasa não antecipa que algum astronauta americano vá deixar a segurança das órbitas terrestres baixas rumo ao espaço profundo antes de 2021.


Endereço da página: