Folha de S. Paulo


Na estação espacial, torna-se possível pedir café expresso

Dos prazeres mundanos, ao menos o café estará agora disponível na Estação Espacial Internacional.

Isso porque, nesta semana, a Agência Espacial Italiana mandou a astronauta Samantha Cristoforetti levar até lá uma máquina especialmente desenhada para fazer café expresso para os astronautas, em gravidade zero.

Feita por uma empresa de Turim, o ISSpresso (ISS é a sigla da Estação Espacial Internacional em inglês) deposita o café em um recipiente plástico, de onde os astronautas podem sorvê-lo por um canudinho –pois é.

Isso resolve o problema da falta de gravidade. Em um xícara, o líquido sairia voando para todos os lados antes que alguém pudesse bebê-lo.

Um artigo científico chegou a ser publicado pela Universidade Estadual de Portland sobre o assunto. Chamado "A Fluidez Capilar do Expresso", o trabalho foi apresentado em um encontro da Sociedade Americana de Física e mostrava como os canudos podem preservar o prazer de um bom café.

Uma antiga crítica à estação espacial é que sua produção científica poderia ser mais relevante –as notícias sobre o projeto com frequência são mais pitorescas do que acadêmicas.

Em órbita desde 1998, a estação é mantida por 16 países, mas EUA e Rússia financiam a maior parte das operações. A estação deve continuar operando até 2024.


Endereço da página: