Folha de S. Paulo


Pescadores acham pedaço de foguete francês em rio do Pará

Moradores da pequena vila de pescadores Macapazinho, no Pará, localizaram parte da fuselagem de um foguete espacial. A estrutura foi encontrada nesta segunda-feira (28) boiando no rio Ariandeua, em Salinópolis (a 220 km de Belém).

A estrutura contém os logotipos da Agência Espacial Britânica e da empresa francesa de lançamento de satélites comerciais Arianespace, que lança seus foguetes da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A fuselagem traz, inclusive, a inscrição do número do contrato firmado entre a agência e a empresa.

Nesta terça-feira (29), a agência britânica confirmou pelo twitter que "o objeto encontrado fazia parte da carenagem do foguete Ariane 5, que lançou o satélite Alphasat." No entanto, a agência não esclareceu no comunicado quais medidas serão tomadas para retirar a fuselagem do local.

Tarso Sarraf/Folhapress
O fragmento do foguete francês Ariane 5 encontrado no rio Ariandeua, em Salinópolis (PA)
O fragmento do foguete francês Ariane 5 encontrado no rio Ariandeua, em Salinópolis (PA)

A estrutura foi retirada do rio com o auxílio de 11 homens após a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros e está em um local isolado nas margens do rio.

"Ela vai ficar lá até a chegada de um especialista que dê um destino adequado, até porque não sabemos o risco do contato com essa estrutura", afirmou o major do Corpo de Bombeiros, Edgar Góes.

Devido à grande dimensão da fuselagem, os moradores acharam, a princípio, que se tratava de uma baleia, disse Góes.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou, por meio da assessoria de imprensa, que tem conhecimento do achado e que o CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), em São José dos Campos (97 km de São Paulo), vai decidir qual será a medida adotada para acionar a agência britânica -a responsável pela estrutura.

Para o Corpo de Bombeiros, o lixo espacial pode ter caído, primeiramente, no oceano Atlântico e depois acabou sendo arrastado pelas correntes marítimas até o rio Ariandeua, que faz conexão com o oceano.

Empresa que tem como acionistas dez países europeus, a Arianespace mantém uma intensa operação de lançamento de foguetes na Guiana Francesa. Desde 1980, a empresa realizou 215 lançamentos de foguetes da série Ariane para levar ao espaço satélites comerciais.


Endereço da página: