Folha de S. Paulo


Missão da Nasa que estudou a atmosfera lunar termina com sucesso

O veículo espacial da Nasa para investigar a atmosfera e o ambiente lunar se chocou com a Lua ontem (18), como esperado pela agência espacial americana. A colisão encerrou com sucesso uma missão de seis meses, ao custo de US$ 280 milhões, para estudar o entorno de gás e poeira do satélite da Terra.

A espaçonave, chamada de Ladee, fez importantes observações nesses seis meses. Uma das principais foi a constatação de moléculas de água na atmosfera numa quantidade minúscula, de cerca de 100 moléculas por centímetro cúbico.

Isso pode ajudar a explicar como a água viajou para os polos lunares e se acumulou, durante milhões de ano, como gelo profundo.

Mas Ladee não resolveu um mistério de quatro décadas: a luz brilhando no horizonte lunar pouco antes do nascer do sol que alguns astronautas da Apollo relataram ter visto. A atmosfera lunar, com uma densidade milhares de vezes menor que a da Terra, é muito fina para espalhar a luz, por isso os cientistas pensavam que haveria poeira suficiente para gerar o efeito. No entanto, Ladee observou apenas quantidades minúsculas de pó, não o suficiente para dar conta do brilho.


Endereço da página: