Folha de S. Paulo


Estudantes do Ciência sem Fronteiras no Canadá organizam manifestação

Estudantes do Ciência sem Fronteiras no Canadá organizam hoje uma manifestação pacífica em frente ao City Hall, o arranha-céu onde fica a sede da Prefeitura de Toronto. O grupo de brasileiros questiona a notificação recebida de retornar ao Brasil e diz que o governo não cumpriu a promessa de encaminhá-los a um estágio após cursar seis meses de inglês no país.

Em uma carta aberta, o grupo de 80 alunos no Canadá diz que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) "quebrou contrato" ao cancelar estágios.

A Capes diz que "até o momento, 110 alunos -80 do Canadá e 30 da Austrália- terão que retornar ao Brasil", por não conseguirem obter os requisitos acadêmicos. "Os requisitos variam de acordo com a área do curso, o histórico escolar do aluno e a proficiência no idioma."

Divulgação
Estudantes brasileiras do Ciência sem Fronteiras fazem protesto em frente ao prédio em que fica a prefeitura de Toronto
Estudantes brasileiras do Ciência sem Fronteiras fazem protesto em frente ao prédio em que fica a prefeitura de Toronto

A manifestação está marcado para o meia-dia em Toronto (uma hora da tarde no Brasil).

O grupo divulgou um vídeo na internet onde convoca brasileiros para participarem da manifestação. No vídeo, aparecem o ator e diretor Murilo Elba, que faz parte do conselho de cidadãos brasileiros de Toronto e alunos convocados para voltar ao Brasil.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: