Folha de S. Paulo


Astrônomo grava impacto de asteroide contra a Lua

Um astrônomo espanhol observou ao vivo e gravou a colisão de um asteroide do tamanho de uma geladeira contra a Lua, um fenômeno pouco frequente.

José María Madiedo, professor da Universidade de Huelva, observou no dia 11 de setembro de 2013 um clarão no Mare Nubium, uma cratera lunar repleta de lava solidificada.

A Royal Astronomical Society (RAS) britânica, que informa sobre o ocorrido em sua revista mensal, apontou que o evento de oito segundos de duração foi tão luminoso quanto a estrela polar, razão pela qual poderia ter sido visto a partir da Terra sem telescópios.

"Neste momento, percebi que havia presenciado um acontecimento pouco frequente e extraordinário", destacou Madiedo, cujos vídeos podem ser vistos na internet.

Veja vídeo

Veja vídeo

O asteroide, de 60 cm a 1,40 m de diâmetro, pesava 400 km e viajava a uma velocidade de 60.000 km/h quando colidiu com a superfície lunar.

A rocha se vaporizou instantaneamente no momento do impacto, criando uma cratera de 40 metros de diâmetro e um intenso calor, causa do clarão observado da Terra.


Endereço da página:

Links no texto: