Folha de S. Paulo


Nicolelis diz que sofre tentativa de ataque pessoal

O cientista Miguel Nicolelis respondeu às declarações de Edward Tehovnik dizendo que se trata de "mais uma tentativa de ataque pessoal, agora por parte de um pesquisador que foi desligado do IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra) por falta de produtividade científica e que jamais realizou algum trabalho digno de nota na área de interfaces cérebro-máquina".

O pesquisador brasileiro afirmou à Folha que Tehovnik cometeu "vários equívocos" nas suas críticas, "mesmo porque ele desconhece completamente qual será a estratégia de controle cerebral usada para movimentar o nosso exoesqueleto".

"Além disso, ele se engana ao afirmar que o voluntário escolhido para a demonstração será uma 'criança quadriplégica'. Esclareço que todos os aspectos e procedimentos envolvidos no nosso projeto foram aprovados pelo comitê de ética local da AACD e do Conep", afirma.

"Dessa forma, as insinuações maliciosas levantadas na carta assinada pelo Dr. Tehovnik são totalmente infundadas e levianas. Nós, de nossa parte, continuamos a fazer aquilo que sabemos fazer bem: trabalhar pelo avanço da ciência brasileira."

A AACD foi procurada para comentar o assunto, mas disse que o trabalho é de autoria do cientista Miguel Nicolelis e só ele poderia falar a respeito. (RAFAEL GARCIA)


Endereço da página: