Folha de S. Paulo


Sonda espacial desperta de hibernação em trajetória rumo a cometa

A sonda espacial europeia Rosetta despertou nesta tarde de um período de hibernação de dois anos pelo qual passou durante sua trajetória rumo à região da órbita de Júpiter. Os sistemas espaçonave robótica foram quase todos desligados em 2011 para que ela economizasse energia para sua missão final: o encontro com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A confirmação de que a Rosetta conseguiu se religar chegou à Terra às 16h18 de hoje (hora de Brasília), quando uma estação de radares da Nasa recebeu na Califórnia um sinal da sonda. A notícia foi seguida imediatamente de gritos e aplausos por parte dos técnicos que estavam no centro de controles da missão, em Darmstadt, na Alemanha.

J. Mai/ESA
Cientistas comemoram a chegada do sinal de rádio no centro de controle da sonda espacial Rosetta
Cientistas comemoram a chegada do sinal de rádio no centro de controle da sonda espacial Rosetta

"É o sinal!" disse no momento o chefe da missão, Gerhard Schwehm. O sinal recebido foi uma resposta a um comando enviado da Terra. "Agora nós realmente precisamos trabalhar para obter o retorno sobre toda a esperança depositada na missão."

Em maio, a Rosetta acionará propulsores para ajustar sua trajetória final. O encontro com o cometa, para o qual a sonda enviará um módulo de aterrissagem, ocorrerá em agosto, perto da órbita de Júpiter. Após isso, a sonda continuará acompanhando o 67P/Churyumov-Gerasimenko em sua trajetória de aproximação do Sol.

Lançada há dez anos, a Rosetta está realizando uma das mais longas trajetórias já percorridas por uma sonda espacial.


Endereço da página: