Folha de S. Paulo


Índia também lança sonda ao planeta vermelho

Não é só a Nasa que está se aproveitando da proximidade entre Terra e Marte para explorar o planeta vermelho. A Índia também iniciou sua primeira missão marciana, no último dia 5.

A MOM (Missão Orbitadora de Marte) não é tão avançada quanto as sondas americanas ou europeias. Trata-se de um ensaio tecnológico do programa indiano, para demonstrar a capacidade de projetar, planejar e operar uma missão interplanetária.

Sonda da Nasa vai investigar como Marte perdeu sua atmosfera original

Por conta do menor poder do foguete que a lançou ao espaço, a MOM está usando uma estratégia diferente para chegar a Marte. Em vez de partir direto rumo ao espaço interplanetário, ela passa um tempo em órbita terrestre, e manobras gradualmente tornam seu percurso mais oval. Tudo para ganhar velocidade antes de finalmente tomar o caminho de Marte.

Indian Space Research Organisation/Reuters
Lançamento da primeira missão da Índia para explorar Marte, em 5 de novembro, em Sriharikota, a 100 km da cidade de Chennai
Lançamento da primeira missão da Índia para explorar Marte, em 5 de novembro, em Sriharikota, a 100 km da cidade de Chennai

A injeção numa órbita interplanetária deve acontecer em 1º de dezembro. Até agora, apesar de uma pequena dificuldade com os propulsores, os indianos vão bem em sua primeira viagem a Marte.

A Índia é uma das potências espaciais emergentes, e lançou sua primeira sonda lunar, a Chandrayaan-1, em 2008. A MOM custou cerca de US$ 100 milhões.


Endereço da página:

Links no texto: