Folha de S. Paulo


Nave privada decola levando carga à estação espacial

Decolou com sucesso nesta quarta-feira às 11h58 (hora de Brasília) o foguete Antares que levava a espaçonave-robô Cygnus à ISS (Estação Espacial Internacional).

Projetada pela empresa Orbital Sciences, a nave é o quarto transportador privado a se atracar à estação. A nave já está na órbita da terra, e sua chegada está prevista para domingo.

Junto da SpaceX, a companhia fechou um contrato de US$ 3,5 bilhões com a Nasa para levar carga à ISS. A Orbital Sciences foi precedida no setor privado apenas pela Space Exploration Technologies, que fez três voos à Estação Espacial Internacional.

A missão atual da Cygnus prevê que a cápsula chegue à estação a 270 km de altitude e se aproxime da ISS até ficar a menos de 10 metros de distância. Uma vez posicionada, a nave é agarrada por um guindaste da estação e puxada até se acoplar.

A cápsula privada carrega 700 kg de suprimentos, incluindo comida, água e roupas. Após o término da descarga, a espaçonave será liberada e descartada na atmosfera, o que deve ocorrer no dia 22 de outubro.

Durante os próximos quatro dias, a nave deve ensaiar sua capacidade de manobrar no espaço e de se comunicar com a tripulação da estação.


Endereço da página: