Folha de S. Paulo


Missão de astronauta 'músico' volta à Terra

O astronauta canadense que se tornou uma sensação musical com sua versão em gravidade zero do clássico de David Bowie "Space Oddity" retornou à Terra junto com outros dois tripulantes ontem depois de uma temporada de cinco meses na Estação Espacial Internacional.

Chris Hadfield/Divulgação/Nasa e CSA
Astronauta faz cover de David Bowie no espaço
Astronauta faz cover de David Bowie no espaço

A cápsula espacial Soyuz pousou em segurança na região central do Cazaquistão trazendo Chris Hadfield e seus dois colegas, o americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko.

Os astronautas foram presenteados cada um com uma Matrioshka, as tradicionais bonecas russas que são colocadas uma dentro da outra, com seus rostos pintados antes de voltarem para o centro de treinamento de cosmonautas da Rússia, nos arredores de Moscou para exames médicos.

"É parte da humanidade estar no espaço", disse Hadfield. "O que nós estávamos sentindo, o que estávamos fazendo lá, a música que tocamos, isso é uma grande parte de nossas vidas". Ele considerou seu tempo em órbita uma "experiência fantástica".

Hatfield, o primeiro canadense a comandar a estação espacial, fez mais história na segunda-feira, quando lançou o primeiro videoclipe filmado no espaço --a sua pungente homenagem a Space Oddity, que foi lançado pela primeira vez em 1969, pouco antes da Apollo 11 pousar na Lua, e que já teve cerca de 7 milhões de visualizações.

Veja vídeo

A missão espacial incluía uma caminhada espacial improvisada no sábado, para corrigir um vazamento do líquido refrigerante de amoníaco que tinha surgiu dois dias antes. Sem o reparo, a NASA provavelmente teria que cortar experimentos científicos da estação para economizar energia. O sistema de arrefecimento dissipa o calor da parte eletrônica em painéis de asa de energia solar da estação.

A missão da Hadfield, Marshburn e Romanenko, que partiu para o espaço 146 dias atrás, foi a 35ª expedição da estação espacial, um laboratório permanente onde a tripulação pode realizar experimentos em campos como a biologia, física e astronomia.


Endereço da página:

Links no texto: