Folha de S. Paulo


Astronautas detectam vazamento em radiador da Estação Espacial Internacional

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) descobriram um vazamento de amoníaco em um radiador da nave, um problema que já apareceu em exercícios anteriores e que a Nasa examina para encontrar uma solução, informou nesta quinta-feira a agência espacial americana.

O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controle térmico da estação para esfriar e manter na temperatura adequada a eletrônica e outros sistemas da estação.

Um primeiro vazamento foi detectado em 2007. Em novembro de 2012, a astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide realizaram uma caminhada espacial para reparar a fuga de amoníaco e instalar outro radiador por temor que o original estivesse danificado pelo impacto de um meteorito.

"O vazamento aconteceu na mesma área, mas não sabemos se é o mesmo", disse a porta-voz da Nasa, Kelly Humphries, ao site especializado Space.com.

Humphries acrescentou que a tripulação da nave "não corre perigo", apesar de ser muito cedo para determinar se será necessária uma nova caminhada espacial.


Endereço da página: