Folha de S. Paulo


Foguete de empresa privada é lançado nos EUA e põe cápsula-teste em órbita

Um foguete construído por uma empresa privada em parceria com a Nasa para levar carga à Estação Espacial Internacional foi lançado neste domingo para um voo-teste de uma nova base comercial na Virgínia.

O Antares, desenvolvido e pilotado pela empresa Orbital Sciences, subiu às 18h de Brasília. "Bela vista", afirmou o comentarista de lançamento Kyle Herring durante a transmissão ao vivo pela internet.

Dez minutos depois de sair do chão, o foguete deixou em órbita sua carga, uma cápsula-teste de 3.800 kg, a 254 km da superfície, cumprindo o objetivo do voo.

A Orbital Sciences e a empresa SpaceX têm contratos com a Nasa no valor de US$ 3,5 bilhões para levar carga à estação espacial, um laboratório de pesquisa em órbita da Terra a 400 km da superfície.

No próximo voo, previsto para acontecer em junho ou no início de julho, outro foguete Antares vai levar uma nave de carga Cygnus para um voo de demonstração até a estação espacial.

Com sede na Califórnia, a SpaceX já fez três voos-teste e começou, no ano passado, a entregar equipamentos à estação espacial.

Com 40 metros de altura, o foguete Antares é o maior a ser lançado da base em Wallops Island. Além das viagens para levar carga, a Orbital tem um outro contrato com a Nasa para lançar uma sonda lunar a bordo de um foguete Minotaur 5 em agosto.


Endereço da página: