Folha de S. Paulo


Curiosity confirma primeira amostra de rocha perfurada

O jipe-robô da Nasa em Marte enviou nesta quarta-feira (20) novas imagens que confirmam seu sucesso na primeira coleta de amostra do interior de uma rocha marciana. Nenhum outro jipe jamais havia perfurado uma rocha fora da Terra e coletado uma amostra de seu interior.

A amostra de rocha em pó fruto da perfuração que foi transferida por um instrumento em forma de colher foi vista pela primeira vez em imagens recebidas pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena na Califórnia, EUA.

Nasa/JPL/Reuters
O jipe-robô Cusiosity mostra um pó cinza, a primeira amostra de solo perfurado coletada em Marte
O jipe-robô Curiosity mostra um pó cinza, a primeira amostra de solo perfurado coletada em Marte

"Ver o pó da broca no instrumento nos permite verificar pela primeira vez a amostra assim que ela foi gerada após a perfuração", disse Scott McCloskey, engenheiro de sistemas de perfuração da equipe do Curiosity.

"Muitos de nós temos trabalhado para tornar esse dia possível há anos. Obter a confirmação final de perfuração bem-sucedida é incrivelmente gratificante. Para a equipe de amostragem, é o equivalente da equipe de pouso enlouquecendo após o sucesso da chegada em Marte."

A broca no braço robótico do jipe coletou o pó assim que perfurou um buraco de 6,4 centímetros de profundidade em uma rocha em solo marciano plana no dia 8 de fevereiro. A equipe do Curiosity ainda vai fazê-lo peneirar a amostra e colocar nos instrumentos analíticos que tem.

Após filtrada por uma peneira de crivo de 0,015 centímetros, o pó fino será colocado no instrumento de mineralogia química a bordo para análises. Segundo cientistas da Nasa, o pó é cinza por provavelmente ter sulfeto de cálcio em sua composição. O fato do solo interno de Marte não ser vermelho é um bom sinal, explicam, pois a oxidação que contribui para a cor de ferrugem à superfície do planeta destrói compostos orgânicos, os quais indicariam possível existência de vida no passado de Marte.

A amostra vem de grãos de um veio de rocha sedimentar chamado de John Klein, em memória de um gerente do Laboratório de Ciência de Marte que morreu em 2011. A rocha foi selecionada para a primeira amostra de perfuração porque pode conter evidências de condições ambientais úmidas no passado.

O Laboratório de Ciência Marciana da Nasa está usando o robô Curiosity com seus dez instrumentos científicos para investigar se uma área dentro da cratera Gale já ofereceu um ambiente favorável para vida microbiana.


Endereço da página: