Folha de S. Paulo


Jipe-robô Curiosity perfura pela primeira vez o solo marciano

Curiosity, jipe-robô da Nasa, perfurou a superfície de Marte pela primeira vez, como parte de um esforço para saber se o planeta mais parecido com a Terra do Sistema Solar já teve condições de abrigar vida microbiana. O anuncio foi dado no sábado (8) pela Nasa.

Em foto enviada à Terra é possível ver um buraco de cerca de 1,6 cm de largura e 6,4 cm de profundidade em um pedaço de rocha sedimentar de granulação fina que parece ter estado em contato com água. O buraco que pode ser visto à direita foi um teste inicial.

Divulgação Nasa/AFP
Buracos perfurados em rocha marciana pelo jipe-robô Curiosity nesta sexta feira (7)
Buracos perfurados em rocha marciana pelo jipe-robô Curiosity nesta sexta feira (7)

A perfuração, feita na sexta-feira (7), produziu um pequeno monte de sedimentos que serão inseridos em dois instrumentos do laboratório a bordo do jipe para determinar a estrutura química da rocha.

"A primeira perfuração em Marte para coletar uma amostra para a ciência é um sucesso", a NASA postou no Twitter.

Engenheiros passaram dias se preparando para usar broca do Curiosity, incluindo a prática de alguns buracos no início da semana. Sondas anteriores enviadas a Marte tiveram ferramentas para raspar e triturar rocha, mas nunca houve uma broca para coletar amostras de interiores ao solo marciano.

O primeiro alvo da broca do jipe foi uma pedra que apresenta veios que parecem ser de minerais depositados pela água.

O Curiosity, que pousou em Marte em 6 de agosto para uma missão de dois anos, está procurando sinais de condições geológicas e químicas necessárias para abrigar e preservar a vida microbiana.


Endereço da página: