Folha de S. Paulo


Para se animar, reveja alguns dos acontecimentos positivos de 2016

Luis Acosta/AFP
Integrantes das Farc em um acampamento, na Colômbia
Integrantes das Farc em um acampamento, na Colômbia

Pode não parecer, mas o ano também teve acontecimentos positivos; para se animar, relembre alguns.

MENSALIDADE
O governo do Chile iniciou, em janeiro, o processo para tornar gratuito todo o ensino superior no país, uma das principais demandas de estudantes. Neste ano, a medida seria aplicada em 30 universidades. Lá, há cobrança de mensalidade até em instituições públicas.

*

PRIMEIRA VEZ
A produção "O Menino e o Mundo", do paulista Alê Abreu, tornou-se a primeira do país a disputar o Oscar na categoria melhor longa de animação, em fevereiro. Mas o representante brasileiro perdeu a disputa para "Divertida Mente".

*

FIM DA SECA
O Cantareira, conjunto de represas usado no abastecimento de cidades paulistas, recuperou-se após a grave crise hídrica no Estado. Em 30 junho deste ano, o sistema operava com 59,5% de sua capacidade. Na mesma data de 2015, o volume de água chegava a 15,4%.

*

CONTRA A DENGUE
Foi autorizada em julho a venda da primeira vacina contra a dengue no país, produzida pela farmacêutica Sanofi Pasteur. Ao todo, são necessárias três doses, aplicadas em um intervalo de seis meses entre cada uma delas.

*

MENOS ACIDENTES
O número de vítimas de acidentes fatais nas marginais Tietê e Pinheiros, na cidade de São Paulo, caiu 52%. Entre julho de 2014 e junho de 2015, houve 64 ocorrências desse tipo. Nos 12 meses seguintes, a soma foi de 31. Foi registrada principalmente a redução dos casos de atropelamentos.

*

ENFIM, PAZ
O governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) chegaram a um acordo de paz, encerrando 52 anos de conflito. O primeiro tratado, assinado em setembro, foi rejeitado pela população em plebiscito, com alta taxa de abstenção. O "não" atingiu 50,2%, ante 49,8% do "sim". Em novembro, as duas partes firmaram um segundo acordo, desta vez validado em votação pelo Congresso. As negociações levaram o presidente Juan Manuel Santos a receber o Nobel da Paz. "Há uma guerra a menos neste mundo", afirmou na cerimônia de premiação.

*

ACELERADO
O Acordo de Paris começou a vigorar em novembro, tempo recorde em comparação ao seu antecessor, o Protocolo de Kyoto, de 1997. O novo documento levou menos de um ano entre a sua aprovação, em conferência da ONU, e a entrada em vigor, enquanto o anterior registrou o mesmo processo em oito anos. Pela primeira vez, o acordo obriga todos os países signatários da convenção do clima (1992) a adotar medidas de combate à mudança climática.

*

DESACELERADA
A alta de preços que perturbou o brasileiro nos últimos dois anos começou a dar sinais de arrefecimento. A inflação oficial do país, o IPCA, registrou alta de 0,18% em novembro, a menor em meses de novembro desde 1998.


Endereço da página: