Folha de S. Paulo


China ultrapassa França em área dedicada a vinhedos

Segundo entidade do setor, gigante asiático possui agora 799 mil hectares de terras destinadas à produção de vinho, ou 11% do país

A China tornou-se o segundo maior país do mundo em extensão de vinhedos, perdendo apenas da Espanha e conquistando a vice-liderança que pertencia à França.

A Organização Internacional dos Vinhedos e do Vinho (IOVW, na sigla em inglês) informou que a China possui agora 799 mil hectares de terras destinadas à produção de vinho.

A liderança pertence à Espanha, com 1,02 milhão de hectares.

Produção

Apesar do feito chinês, a França continua como o maior produtor mundial de vinho, produzindo anualmente 46,7 milhões de hectolitros (mhl).

A França também é o país que mais exporta vinho no mundo, com vendas externas totalizando mais de 7,7 bilhões de euros (R$ 24,3 bilhões) em 2014.

Os Estados Unidos permanecem como o maior consumidor de vinho, com 30,7 mhl? 13% de todo o vinho produzido mundialmente - consumidos no ano passado, seguido da França e Itália.

O consumo global de vinho caiu 2,4 mhl em 2014, para 240 mhl.

A China é um dos países do mundo onde as áreas destinadas ao cultivo de uvas mais crescem. No ano passado, os vinhedos chineses correspondiam a 11% do território mundial destinado ao cultivo de uvas usadas na produção de vinho. Em 2000 essa proporção era de 4%.

Os maiores importadores mundiais de vinho são Alemanha, Reino Unido e os Estados Unidos.

O comércio total global da bebida foi estimado em 26 bilhões de euros (R$ 82,2 bilhões) em 2014, acrescentou a IOVW.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Endereço da página: