Folha de S. Paulo


Minoria, zebras brigam para se impor em 'mar' de gnus; veja fotos

O fotógrafo Viktoras Dubinskas, de Fuengirola, na Espanha, observou recentemente diversas zebras lutando em meio a milhares de gnus para cruzar um dos rios do parque Serengeti, na Tanzânia.

No início do ano, os gnus costumam habitar o sul de Serengeti, onde dão à luz a filhotes em grandes quantidades. Eles lentamente se movem em direção ao norte até chegarem aos campos Masai Mara em agosto, quando as chuvas aparecem. No outono, eles migram de volta para o local de onde partiram, no sul.

O movimento dos gnus depende das chuvas. Eles precisam de áreas para pastar e estão constantemente se mudando, em busca de pasto para comer e água.

Já os grupos de famílias de zebras muitas vezes se juntam para formar grandes rebanhos, especialmente onde a estação da seca é extrema, como no Serengeti, na Tanzânia.

Estes rebanhos de zebras frequentemente pastam com outras espécies, e 250 mil zebras se juntam a 1 milhão de gnus para seguir as chuvas na grande migração do Serengeti ao Mara e de volta.

O grande obstáculo para os animais durante esta jornada é o rio Mara. Milhares de animais morrem atropelados ou afogados em gargalos que se formam nos pontos de passagem.

"Eu já fiz mais de 20 viagens à região selvagem, da África, mas nunca vi nada parecido com isso", disse o fotógrafo.


Endereço da página:

Links no texto: