Folha de S. Paulo


SP: passado e presente

Após reforma, setentão Altino Arantes terá farol e espaço cultural

Acervo UH/Folhapress
SAO PAULO, SP, 29 DE MAIO 2007 : Edifiio Altino Arantes, conhecido como Edificio Banespa, que completa 60 anos. 29 de Maio de 2007, centro de Sao Paulo. (Foto: Tuca Vieira/Folha Imagem)
Edifício Altino Arantes, conhecido como prédio do Banespa
Tuca Vieira/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 00-00-1952: Edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício Banespa ou Banespão), visto da Avenida São João, em São Paulo (SP). (Foto: Acervo UH/Folhapress)
Edifício Altino Arantes (também conhecido como Banespão), visto da avenida São João

Inaugurado há 70 anos, o edifício Altino Arantes, conhecido como "prédio do Banespa" ou "Banespão", foi o mais alto da cidade (com seus 161 metros) até a chegada do Mirante do Vale (170 metros), em 1960.

Construído com inspiração no nova-iorquino Empire State Building, o prédio sediou o Banco do Estado de São Paulo até 2000, quando a instituição foi comprada pelo espanhol Santander.

O edifício possui exatos 161,22 metros, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas e foi inaugurado em junho de 1947 pelo então governador do Estado Adhemar de Barros.

O nome oficial foi dado na década de 1960 e remete ao primeiro presidente do Banespa e governador de São Paulo de 1916 a 1920 Altino Arantes Marques (1876 - 1965).

Em 2011, após 14 anos do pedido feito por funcionários do banco, o prédio foi finalmente tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

A resolução do órgão do patrimônio histórico preserva integralmente a fachada e o terraço do edifício, além de cinco pisos.

Também foram tombados os móveis que contam a história da instituição financeira. Entre eles, uma mesa monumental usada nas reuniões feitas pela presidência no salão nobre.

O antigo cofre do banco, que fica no subsolo, também foi preservado. A caixa forte do edifício mantém as características originais, como porta circular de 16 toneladas e 2.000 cofres de aluguel de diversos tamanhos.

FAROL SANTANDER

Fechado desde o fim de 2015, o Altino Arantes deverá ser reaberto no fim deste ano. Isso quem afirma é o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, que informou que o edifício será rebatizado.

Em entrevista coletiva para divulgar os resultados do segundo trimestre, Rial disse que "o prédio simbolizava a São Paulo capitalista, no sentido de progresso e acumulação de valor". "Agora, passará a se chamar 'Farol Santander', para passar a simbologia de olhar para frente."

Além do nome, o prédio ganhará um farol e seus 35 andares não terão mais finalidades administrativas, tornando-se um espaço cultural.


Endereço da página:

Links no texto: