Folha de S. Paulo


Câmara aprova pedido de impeachment; veja perguntas e respostas sobre o processo

A Câmara dos Deputados autorizou, neste domingo (17), a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em seis horas de votação, foram 367 votos a favor e 137 contra. Ausências e abstenções somaram nove votos.

O 342º voto em favor do impedimento, atingindo a barreira de 2/3 da Casa necessários para a aprovação, foi dado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). Os debates na Câmara haviam começado às 8h55 de sexta (15).

No momento do voto de Araújo, haviam 127 votos contrários ao impeachment, 6 abstenções e 2 ausências. Ainda faltavam 36 deputados para votar.

A presidente, atingida pela queda de popularidade em razão da crise econômica e das investigações da Lava Jato, ainda não será afastada do cargo, no entanto. Para que isso ocorra, a decisão dos deputados tem de ser referendada pelo Senado por maioria simples, o que deve ocorrer no início de maio.

Leia a seguir perguntas e respostas sobre o processo de impeachment.

*

1) O que a Câmara decidiu neste domingo (17)?

A Câmara autorizou a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Renato Costa/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 15/04/2016,Governista contra impeachment estendem faixa escrito não vai ter golpe no plenario durante sessão. (Foto: Renato Costa/Folhapress, PODER)
Deputados contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff exibem faixa de "não vai ter golpe"

2) O processo está automaticamente aberto?

Não. O Senado também precisa avaliar o pedido de abertura numa comissão e, depois, aprová-lo em plenário. São necessários os votos da maioria dos senadores presentes. A presença mínima é de 41 dos 81 senadores.

Lalo de Almeida/Folhapress
BRASILIA, DF. 16/04/2016. Deputados contra o governo da presidente Dilma Rousseff fazem manifestação durante sessao de discussão do impeachment na Camara dos Deputados em Brasilia. ( Foto: Lalo de Almeida/Folhapress, PODER )
Deputados a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff exibem faixas de "tchau, querida" e "impeachment já"

3) A comissão do Senado pode mudar a decisão da Câmara? Se sim, cabe recurso?

A comissão do Senado pode mudar a decisão da Câmara, mas cabe ao plenário do Senado, por maioria simples, referendar o parecer da comissão. Não cabe recurso.

4) Se o plenário do Senado rejeitar a abertura de impeachment, o processo está encerrado?

Sim, segundo os procedimentos adotados na época de Collor, reproduzidos agora pelo Supremo Tribunal Federal.

5) Quando Dilma precisa se afastar da presidência?

A presidente deve se afastar por 180 dias, a partir do momento em que o plenário do Senado instaurar o processo e ela for notificada. Nesse caso, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume interinamente.

Adriano Machado - 30.mar.2015/Reuters
Brazil's President Dilma Rousseff (L) talks to Vice President Michel Temer at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, in this March 2, 2016 file photo. Brazil's President Dilma Rousseff scrambled on March 30, 2016, to hold together her crumbling ruling coalition by negotiating key government posts with remaining allies, aides said, as key partners discussed abandoning her amid impeachment proceedings. REUTERS/Adriano Machado/Files ORG XMIT: TOR611
A presidente Dilma Rousseff conversa com o vice Michel Temer no Palácio do Planalto, em Brasília

6) O que acontece se não houver decisão final em 180 dias?

Dilma volta a ser presidente e o julgamento continua. No caso de Fernando Collor, em 1992, o Senado demorou cerca de três meses para encerrar o julgamento.

7) Como é feito o julgamento?

Se o processo for instaurado, o presidente do STF assumirá o comando do Senado, mas só para as sessões de julgamento. A partir dessa etapa, ele poderá receber recursos das partes. Uma nova votação, também por maioria simples (presente a maioria absoluta dos senadores), decidirá se a acusação é procedente. Finalmente, uma terceira votação, agora por dois terços dos senadores (54, pelo menos), deliberará sobre a culpa da presidente. Haverá uma pergunta do tipo: "A presidente Dilma Rousseff cometeu os crimes que lhe são imputados e deve ser condenada à perda do cargo?". Os senadores respondem "sim" ou "não".

8) Quanto tempo dura o julgamento?

Difícil prever. O de Collor durou cerca de três meses.

9) Se a presidente renunciar durante o processo, ele é encerrado?

Provavelmente caberá ao STF decidir. Não há em nenhuma lei previsão expressa quanto a esse ponto. Collor renunciou horas antes da votação final e foi condenado mesmo assim.

10) Se a presidente for considerada culpada, qual a pena?

A presidente perde o mandato e fica inelegível por oito anos.

11) Se Dilma for condenada, quem assume a Presidência?

O vice-presidente assume definitivamente o cargo até a conclusão do atual mandato, em 2018.

12) Se o impeachment for interrompido em alguma das etapas, é possível apresentar outro pedido à Câmara?

Nada impede a apresentação de novos pedidos.

13) Enquanto o processo está em curso, o presidente da Câmara pode aceitar um novo pedido de abertura de processo?

Nada impede que aceite. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já afirmou, porém, que "não tem sentido ter duas comissões especiais e dois processos simultâneos".

Renato Costa - 18.mar.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 18/03/2016, O Pres, da Camara dos deputados,Dep,Eduardo Cunha,PMDB RJ, realiza 1º sessão de debates. Assim, passa a contar o prazo de 10 sessões do Plenário para a apresentação de defesa da presidente da República, Dilma Rousseff. Ontem, foi instalada a comissão especial da Câmara que analisará o pedido de impeachment da presidente. (Foto: Renato Costa/Folhapress, PODER)
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante sessão no plenário da Câmara

14) O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode cassar a chapa eleita em 2014 antes da conclusão do processo do impeachment? Nesse caso, o processo é encerrado?

É improvável que o TSE termine o julgamento da chapa Dilma-Temer antes do impeachment. Provavelmente caberá ao STF dizer se o processo será encerrado.


Endereço da página:

Links no texto: