Folha de S. Paulo


Neymar já tem uma goleada para chamar de sua; veja outras do Barcelona sobre o Real Madrid

O Barcelona goleou o Real Madrid por 4 a 0, neste sábado (21), no Santiago Bernabéu. Neymar esteve à vontade na casa do rival e foi destaque da partida. O atacante brasileiro distribuiu jogadas de efeito, marcou um gol e deu uma bela assistência com passe de letra.

Em 113 anos de história da equipe catalã, a lista de ídolos é extensa, mas poucos tiveram o privilégio de golear o maior rival.

Veja outros que entraram para a história por isso antes de Neymar.

1 - Johan Cruyff

Gianni Ferrari/Getty Images
ORG XMIT: 300801_0.tif 1977Futebol: o jogador holandês Johan Cruyf conduz bola em jogo do Barcelona. *** Team of the F.C. Barcelona in 1977. The soccer player Johan Cruyff (Photo by Gianni Ferrari/Cover/Getty Images)
O holandês Johan Cruyf conduz bola durante jogo do Barcelona, em 1977

Na temporada de 1973/1974, o craque holandês Johan Cruyff reconduziu o Barcelona ao título espanhol após 14 anos na fila. Contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, uma partida memorável para a história dos catalães e do ídolo: 5 a 0 e a maior goleada do Barcelona em território rival. Cruyff, que seria o ganhador da Bola de Ouro daquele ano deixou o seu na goleada histórica.

2 - Romário

Fsp-Esporte
O jogador Romário deixa o campo após treino do Barcelona, junto com o técnico Johann Cruyff [atrás] e o atacante búlgaro Hristo Stoichkov. [FSP-Esporte-12.01.95]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Romário (à esq.) deixa o campo após o treino do Barcelona, em 1995

Romário jogou durante um ano e meio no Barcelona, mas foi tempo suficiente para o baixinho marcar a história do clube. Em 1994, meses antes de comandar a seleção na Copa do Mundo, o atacante brilhou em uma goleada por 5 a 0, no Camp Nou. O brasileiro acabou com a partida colocando três bolas na rede e dando uma assistência. Naquele ano, o jogador foi eleito o melhor do mundo pela Fifa.

3 - Ronaldinho

Felix Ordonez/Reuters
ORG XMIT: 030701_1.tif Futebol - Campeonato Espanhol de 2005: O atacante Ronaldinho supera o goleiro Iker Casillas e marca um dos gols da vitória do Barcelona por 3 a 0 contra o Real Madrid, em partida válida pelo Campeonato Espanhol de 2005 e disputada no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Barcelona's Ronaldinho (top) scores his second goal against Real Madrid's Iker Casillas during their Spanish first division soccer match at the Santiago Bernabeu stadium in Madrid November 19, 2005. REUTERS/Felix Ordonez
Ronaldinho Gaúcho durante vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Real Madrid, em 2005, pelo Espanhol

Há uma dúvida no futebol sobre 3 a 0 ser goleada. Ok, pode até não ser, mas esse foi o placar de uma das partidas mais marcantes da história do clássico. Em 2005, Ronaldinho teve uma apresentação de gala na casa do rival. No auge da carreira, o atacante marcou dois golaços e foi aplaudido de pé por um Bernabéu lotado. Naquela temporada, o brasileiro foi eleito o melhor jogador do mundo

4 - Messi

Zipi/Efe
MD62 MADRID 16/04/2011.- El delantero argentino del FC Barcelona, Leo Messi (d), controla el balÛn junto a Pepe, Sami Khedira y Sergio Ramos (d-i), del Real Madrid, durante el partido, correspondiente a la trigÈsimo segunda jornada de Liga en Primera DivisiÛn, que los dos equipos juegan, esta noche, en el estadio Santiago BernabÈu, en Madrid. EFE/ZIPI
Messi (à dir.) tenta se livrar da marcação de Pepe, Sami Khedira e Sergio Ramos, em 2011

Messi já entrou para o rol dos maiores ídolos da história do Barça. Não é para menos; o argentino é uma máquina de bater recordes e já conquistou 21 títulos pelo clube. Na lista das goleadas contra o rival de Madri, o argentino esteve em três (quatro se contarmos o 3 a 0 de 2005). Além da participação como coadjuvante na goleada deste sábado (21), a "pulga", como é chamado, foi o protagonista da goleada por 6 a 2, no Santiago Bernabéu. Um ano mais tarde, ele esteve em outro 5 a 0 - dessa vez no Camp Nou - mas não marcou.

Tanto em 2009, como em 2010, o argentino foi eleito o melhor do mundo.


Endereço da página: