Folha de S. Paulo


Nos 80 anos de Mauricio de Sousa, conheça 8 curiosidades sobre o cartunista e seus personagens

Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e de uma centena de outros personagens, completa 80 anos nesta terça-feira (27).

Você sabia que o cartunista começou sua carreira na Folha? E que seus personagens começaram a ganhar cor na "Folhinha"? Ou então que a Mônica tinha sapatos quando foi criada, mas acabou ficando descalça porque Mauricio não tinha mais tempo para desenhar os tênis dela?

Para comemorar o aniversário do desenhista, confira abaixo oito curiosidades sobre ele e seus principais personagens.

*

1 - Mauricio começou sua carreira na Folha, onde publicou sua primeira tirinha, em 1959, na 'Ilustrada'

O cartunista entrou no jornal no início dos anos 1950. Pouco depois, passou a ser repórter policial. Em 1959, a "Ilustrada" publicou a primeira tirinha de Mauricio, onde apareceram pela primeira vez Bidu e Franjinha.

Reprodução
À esq., primeira tirinha de Mauricio de Sousa; ao lado, outras tiras de Bidu
À esq., primeira tirinha de Mauricio de Sousa; ao lado, outras tiras de Bidu

_

2 - O cartunista participou da criação da 'Folhinha', onde aperfeiçoou sua Turma da Mônica

Em setembro de 1963, Mauricio ilustrava a capa do primeiro caderno infantil da Folha, a "Folhinha". Foi nele que a Turma da Mônica começou a ganhar forma. No ano seguinte, crianças visitaram a Redação e conheceram o cartunista e sua filha Mônica, que tinha três anos na época e já tinha inspirado a personagem mais famosa do desenhista.

Reprodução
Mauricio de Sousa e sua filha Mônica, com três anos, na Redação da 'Folhinha', em 1964
Mauricio de Sousa e sua filha Mônica, com três anos, na Redação da 'Folhinha', em 1964

_

3 - Todos os filhos de Mauricio de Sousa têm um personagem

O ilustrador tem dez filhos –cada um com seu respectivo personagem. Enquanto os mais famosos são Mônica e Magali, criados ainda na década de 1960, o último a ser ser lançado foi Marcelinho, que foi publicado pela primeira vez em janeiro de 2015.

Filhos de Mauricio de Sousa

_

4 - Mônica perdeu sapatos e fios de cabelo, pois Mauricio não tinha tempo de desenhar todos os detalhes

Com o crescimento de volume de trabalho na "Folhinha", o cartunista precisou simplificar o traço da Mônica e de outras criações. Além disso, foi no caderno que seus personagens ficaram coloridos pela primeira vez. Alguns chegaram a mudar de cor, como o Sansão, que era amarelo quando apareceu.

Folhapress

_

5 - A Mônica de verdade nunca se casaria com o Cebolinha

Foi a notícia do ano: eterno rivais, Mônica e Cebolinha se casaram na Turma da Mônica Jovem (versão em mangá dos quadrinhos de Mauricio). Mas esqueceram de avisar a filha que inspirou a personagem, que inspirou a personagem. "Não interfiro. Mas não me casaria com o Cebolinha [risos]. Impliquei com o cara a vida inteira!"

Karime Xavier/Folhapress
Mônica, filha do cartunista Mauricio de Sousa, que inspirou a famosa personagem da Turma da Mônica
Mônica, filha do cartunista Mauricio de Sousa, que inspirou a famosa personagem da Turma da Mônica

_

6 - Bidu é um schnauzer, Lucinda foi inspirada em uma namorada antiga do cartunista e Magali não engorda porque faz exercícios

Em uma entrevista de 2013, Mauricio revelou segredos sobre diferentes personagens. Além dos já citados, ele disse que a Mônica tem um guarda-roupa com vestidos e calcinhas iguais.

Entrevista com Mauricio de Sousa

_

7 - Cascão tomou banho pela primeira vez em 1983

Há mais de 30 anos, na capa da "Folhinha", o cartunista Mauricio de Sousa escreveu um conto que narra o primeiro banho do Cascão. Cascão entrou na água para ajudar vítimas da enchente que deixou mais de 200 mil pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná em 1983.

Reprodução
Primeiro banho do Cascão, em
Primeiro banho do Cascão, em "Folhinha" de 1983

_

8 - Penadinho surge na 'Folhinha' ainda sem nome

O fantasminha criado por Mauricio de Sousa nasceu sem nome. Mesmo assim, suas historinhas já eram publicadas na "Folhinha". Na segunda edição do caderno, em 15 de setembro de 1963, o personagem ganhou sua primeira tirinha individual. Antes, porém, ele já tinha feito participações especiais em outras histórias.

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: