Folha de S. Paulo


13 animações da Disney que ganharão versões com atores reais

Finalmente a Disney divulgou nesta segunda-feira (14) o primeiro trailer da nova versão de "Mogli - O Menino Lobo" (1967), última animação em longa-metragem produzida por Walt Disney.

Desta vez, porém, a história do menino criado por lobos que recebe a ajuda do urso Balu e da pantera Baguera terá uma versão "live action" recheada de efeitos especiais em computação gráfica, o chamado CGI.

Reprodução/Youtube
Cena da versão live-action de "Mogli - O Menino Lobo".

Disponibilizado primeiramente apenas na TV americana, o trailer já deixou os fãs ansiosos. Astros como Bill Murray, Ben Kingsley, Lupita Nyong'o e Scarlett Johansson estão sob o comando do diretor Jon Favreau, queridinho em Hollywood desde 2008, quando transformou "Homem de Ferro" em uma franquia bem-sucedida.

"Mogli", que chegará aos cinemas brasileiros só em abril de 2016, tenta seguir a trilha rentável de outras animações que se transformaram em filmes com atores reais: "Alice no País das Maravilhas" (2010), "Malévola" (2014) e "Cinderela" (2015) faturaram juntos mais de US$ 2 bilhões no mundo.

De olho na caixa registradora, a Disney não perdeu tempo e já planeja uma longa lista de adaptações em "live action" de clássicos infantis. Confira abaixo as histórias que ganharão versões em carne e osso nos próximos anos.

-

"ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO"

Nem todos sabem, mas o autor de "Alice no País das Maravilhas", Lewis Carroll, escreveu uma continuação das aventuras da garotinha inglesa. Apesar de nunca ter feito uma versão animada do livro, a Disney agora investe em uma sequência com o retorno de Johnny Depp (Chapeleiro Maluco), Anne Hathaway (Rainha Branca), Helena Bonham-Carter (Rainha Vermelha) e Mia Wasikowska (Alice) aos papéis do longa de 2010. Tim Burton dá lugar a James Bobin na direção.
Previsão de estreia: maio de 2016.

-

"A BELA E A FERA"

Primeira animação indicada ao Oscar de melhor filme, em 1991, "A Bela e a Fera" já está na fase de pós-produção. Fiel à história do desenho, o filme será também um musical. O elenco conta com Emma Watson (a Hermione da franquia "Harry Potter) como Bela, Dan Stevens (de "Downton Abbey") como a Fera, além de Ewan McGregor, Emma Thompson e Ian McKellen. Tem mais: Luke Evans e Josh Gad (que já emprestou a voz para Olaf, o boneco de neve de "Frozen") ficam respectivamente com os papéis dos vilões Gaston e LeFou.
Previsão de estreia: março de 2017.

-

CRUELA CRUEL

Depois de mostrar o passado da vilã de "A Bela Adormecida" em "Malévola", a Disney quer retomar a história de Cruela Cruel, a estilista obcecada por pele de "101 Dálmatas". Ainda sem data de estreia, o filme não seria a primeira versão com atores da animação de 1961. Glenn Close foi elogiada por sua vilã em filmes de 1996 e 2000, quando a saga dos cachorrinhos foi transformada em "live action" pela primeira vez. A nova protagonista ainda não foi revelada.
Sem previsão de estreia.

-

SININHO

A vencedora do Oscar Reese Witherspoon anunciou em maio que estava trabalhando com a Disney em um filme solo da fada Sininho (ou Tinker Bell), como, claro, a própria companheira de Peter Pan. Reese também é a produtora executiva do longa-metragem. Sininho já teve uma versão em carne e osso antes: Julia Roberts, na aventura "Hook: A Volta do Capitão Gancho", de Steven Spielberg. Sem previsão de estreia.

-

DUMBO

Fora de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton assume "Dumbo", que, como "Alice", não deve ser tão fiel assim à animação. Segundo o site americano "The Hollywood Reporter", a história do elefante será contada em paralelo à vida de uma família, criada exclusivamente para esta versão. Sem previsão de estreia.

-

MULAN

A guerreira chinesa de 1998 também ganhará um filme com atores. Na história, a personagem precisa ir à guerra fingindo ser um homem para não colocar a vida de seu pai em risco. Assim como a maioria das adaptações "live action", a Disney ainda não revelou muitas informações.

-

URSINHO POOH

O urso mais fofo da Disney voltará às telas, mas dessa vez contracenará com atores de carne e osso. Pouco se sabe sobre o longa-metragem, mas a trama focará em uma versão adulta de Christopher Robin, o dono de Pooh.

-

PINÓQUIO

Um dos personagens mais memoráveis da Disney, Pinóquio finalmente se tornará um menino de verdade... que não será interpretado por Roberto Benigni, como na desastrada versão protagonizada pelo ator em 2002. O livro do italiano Carlo Collodi, que inspirou a animação de 1940, narra a história de uma marionete cujo nariz cresce sempre que ele mente.

-

GÊNIO

Se você sempre quis saber a história por trás da lâmpada mágica de "Aladdin" (1992), a hora é essa. Um filme com atores reais baseado nas origens do Gênio, imortalizado na animação com a voz de Robin Williams, deve chegar às telas em breve e, de acordo com o "The Hollywood Reporter", o plano é de que o filme tenha como continuação um "live action" com o "Príncipe Ali".

-

"A ESPADA ERA A LEI"

Guerra, nudez e muitas, mas muitas mortes. Esse é o universo de "Game of Thrones", que não se parece em nada com as fábulas da Disney. Um dos roteiristas da série de televisão, porém, estaria trabalhando com o estúdio em uma nova versão de "A Espada Era a Lei" (1963). Também sem data de estreia, o filme gira em torno do jovem rei Arthur, que precisa aprender o ofício de monarca com o feiticeiro Merlin. A história lendária de Arthur, Merlin e da espada Excalibur já gerou várias adaptações como "Excalibur" (1981) e "Rei Arthur" (2004).

-

"FANTASIA"

Um dos oito segmentos musicais de "Fantasia" (1940) também ganhará um longa-metragem. A história da criatura Chernobog, que tem a forma de uma gárgula, será o foco da trama, que deverá ter um tom mais sombrio que as outras adaptações da companhia.

-

TICO E TECO

Conhecidos pela série televisiva "Tico e Teco - Defensores da Lei", a dupla de esquilos da Disney está cotada para protagonizar um filme ao estilo de "Os Smurfs" (2011). A ideia seria colocar os pequeninos no mundo real usando computação gráfica, técnica usada também na versão de "Zé Colmeia - O Filme".

-

PRÍNCIPE ENCANTADO

Num universo normalmente dedicado às princesas como protagonistas, um príncipe finalmente terá um filme para chamar de seu, e com atores. Apesar de o "encantado" ser normalmente referido como o par romântico de Cinderela (e não o inimigo de Shrek), a Disney não deixa claro a qual príncipe exatamente se refere.


Endereço da página:

Links no texto: