Folha de S. Paulo


Vivendo o pior início de temporada da carreira, técnico José Mourinho já precisou superar outras crises

O técnico português José Mourinho, vencedor de 22 títulos na carreira, faz até o momento a sua pior temporada como treinador. O Chelsea tem quatro pontos após cinco rodadas do Campeonato Inglês, com uma vitória, um empate e três derrotas, e está a uma posição de entrar na zona de rebaixamento.

A equilibrada liga inglesa mostra que nem mesmo um dos técnicos mais vitoriosos do mundo escapa de crises no futebol.

Veja outros momentos em que o "special one", como o treinador é conhecido na Inglaterra, viveu dias difíceis no comando de gigantes europeus.

PIOR MOMENTO

Nunca houve um momento tão ruim para José Mourinho como este início de temporada no Chelsea. O atual campeão inglês só conseguiu ganhar do modesto West Bromwich. Na última rodada, levou 3 a 1 do Everton, e na próxima terá o clássico contra o Arsenal pela frente. Será que pode ficar ainda pior?

Ed Sykes - 12.set.2015/Reuters
Mourinho coloca a mão na cabeça na derrota do Chelsea para o Everton
Mourinho coloca a mão na cabeça na derrota do Chelsea para o Everton

INTRIGAS

O ambiente no vestiário do Real Madrid não ajudava o desempenho do clube em campo no início da temporada 2012/13. Iker Casillas, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo tiveram problemas com o treinador, e a campanha até a quarta rodada do Espanhol foi parecida com a atual, do Chelsea. A diferença é que no jogo seguinte o Real venceu. Ao final da temporada, Mourinho deixou a equipe.

FOGO AMIGO

Após o Chelsea ser eliminado pelo Atlético de Madri na semifinal da Liga dos Campeões 2013/14, o atacante belga Hazard criticou a tática adotada pelo português. Ele chegou a dizer que o Chelsea "não era feito para jogar futebol". Como era de se esperar, Mourinho respondeu, acusando o atleta de não se sacrificar pela equipe.

JuanJo Martín - 22.abr.2014/Efe
José Mourinho segura a bola durante jogo entre Chelsea e Atlético de Madri em abril de 2014 nas semifinais da Liga dos Campeões
José Mourinho segura a bola durante jogo entre Chelsea e Atlético de Madri em abril de 2014, pelas semifinais da Liga dos Campeões

DETONADO

Quando o Chelsea foi eliminado pelo Paris Saint-Germain nas oitavas de final da Ligas dos Campeões 2014/15, a imprensa inglesa detonou Mourinho, utilizando adjetivos como "deplorável" e "desonroso". Não adiantou argumentar que a queda veio nos pênaltis, já que os ingleses jogaram com um homem a mais, e o homem a menos do outro lado era o sueco Zlatan Ibrahimovic.

VITORIOSO

Apesar das crises e polêmicas, Mourinho ocupa lugar indiscutível entre os maiores técnicos da atualidade. Com 22 títulos no currículo, incluindo duas Ligas dos Campeões e oito conquistas em ligas nacionais na Espanha, Inglaterra, Portugal e Itália, o português têm motivos de sobra para requisitar o título de "special one".

Christophe Simon - 22.mai.2010/AFP
Mourinho comemora a conquista da Liga dos Campeões/2009-2010, quando treinava a Inter de Milão
Mourinho comemora a conquista da Liga dos Campeões/2009-2010, quando treinava a Inter de Milão

Endereço da página:

Links no texto: