Folha de S. Paulo


9 rotas incríveis para viajar pelo mundo de bicicleta

O período do verão no hemisfério norte permite que os apaixonados por bicicletas possam fazer viagens inesquecíveis sobre duas rodas.

Da Austrália à Áustria, do Chile ao Canadá, da França à Holanda, é possível fazer roteiros ricos em belezas naturais e com paisagens de tirar o fôlego.

Alpe Adria Radweg (Áustria)

Divulgação/SalzburgerLand Tourismus
Trecho da rota
Trecho da rota "Alpe Adria Radweg", que liga a Áustria e a Itália

A via Alpe Adria Radweg, que liga a Áustria e a Itália, é considerada uma completa rota de férias. Partindo de Salzburgo, a cidade de Mozart, percorre-se trajetos alpinos até Grado, no território italiano. É uma pista desafiadora, bem sinalizada, com numerosos pontos de descanso e de pernoite. Há a possibilidade de percorrer parte do percurso de trem.

Starry Night (Holanda)

Daan Roosegaarde
A ciclovia Starry Night, na Holanda, foi inspirada na obra do artista Vincent Van Gogh
A ciclovia Starry Night, na Holanda, foi inspirada na obra do artista Vincent Van Gogh

Para quem busca um caminho curto e tranquilo, a "Starry Night Cycle Path", na Holanda, é ideal. Com apenas dois quilômetros de extensão, ela fica completamente iluminada à noite graças aos painéis de energia solar.

Inspirado no artista Vincent Van Gogh, o traçado foi inaugurado em homenagem aos 125 anos do aniversário da morte do holandês. A pavimentação conta com milhares de luzes verdes e azuis que acumulam energia durante o dia e criam um percurso belíssimo para os amantes das duas rodas à noite, durante oito horas.

Carretera Austral (Chile)

Heloisa Helena Lupinacci/Folhapress
Vista de mirante na Carretera Austral, que corta a Patagônia chilena
Vista de mirante na Carretera Austral, que corta a Patagônia chilena

Apesar de não ser exclusivamente para ciclistas, a estrada chilena é um dos melhores percursos em belezas naturais. Cortando o Chile até a Patagônia argentina, a estrada tem mais de 1.200 km e é amada também pelos motociclistas. Essa é uma das opções para os mais aventureiros, já que as condições meteorológicas são bem adversas: frio e muito vento durante a travessia.

Donauradweg (Áustria-Ucrânia)

Divulgação/Tourismus Erber
"Donauradweg" é uma ciclovia ao lado do Danúbio, na Áustria

A Áustria também possui a Donauradweg, ciclovia ao lado do Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa e que atravessa diversas nações. O caminho é fácil de percorrer e muito bem sinalizado. O trajeto é completamente percorrível de bicicleta, da fonte de Donaueschingen até o delta do mar Negro, entre Romênia e Ucrânia.

Pacific Coast (EUA-Canadá)

Patrick T. Fallon/Reuters
Ciclista em Santa Barbara, na Califórnia, um dos locais por onde passa a rota chamada Pacific Coast
Ciclista em Santa Barbara, na Califórnia, um dos locais por onde passa a rota chamada Pacific Coast

Apesar de não ser especificamente ciclística, a Pacific Coast, entre o Canadá e os Estados Unidos, oferece uma grande quantidade de panoramas.

Saindo de Vancouver e com destino a Los Angeles, o passeio tem mais de 3.200 km e mistura cenários de praia com paisagens montanhosas. As etapas podem ser feitas de acordo com a vontade do ciclista, que encontra várias opções de hospedagem pelo caminho.

Route Verte (Canadá)

Reprodução
Site da ciclovia Route Verte, no Canadá
Site da ciclovia Route Verte, no Canadá

A Route Verte, no Canadá, completou 20 anos recentemente e é uma das mais visitadas do país pelo seu trajeto fácil, bem sinalizado e capaz de ligar inúmeros locais interessantes para os visitantes.

O percurso tem 4.300 km e corta em duas partes a região de Québec. Há rios, vales e bosques ao longo do trajeto. Para visitar o local e se programar para a viagem, é possível checar o site.

Munda Biddi (Austrália)

Divulgação/Munda Biddi
Trecho entre Jarrahdale e Nangada da rota
Trecho entre Jarrahdale e Nangada da rota "Munda Biddi", na Austrália

Com quase mil quilômetros, a Munda Biddi, na Austrália, percorre a parte ocidental do país: de Mundaring para Albany. Com nove etapas que contam com uma paisagem diversa, o trajeto é difícil, mas muito bem sinalizado.

O nome da trilha significa "o caminho que atravessa a floresta" e é possível visualizar áreas florestais que não foram tocadas pelo homem.

Avenue Verte (França-Inglaterra)

Entre Paris e Londres, há outro caminho amado pelos ciclistas: o Avenue Verte. As ciclovias francesas se unem às inglesas e formam um percurso de 400 quilômetros, fácil para qualquer perfil de ciclista. O caminho passa por bosques e segue os antigos trilhos ferroviários que existiam na região.

Veja vídeo da Avenue Verte

É possível partir de qualquer uma das capitais e admirar castelos, catedrais e vilas pelo caminho.

Route du Comte Jean (Bélgica-França)

Jeff Pachoud/AFP
Ciclistas competem no Tour da França, que passa pela região da Antuérpia, como a Route du Comte Jean
Ciclistas competem no Tour da França, que passa pela região da Antuérpia, como a Route du Comte Jean

Entre a Bélgica e a França, a Route du Comte Jean tem quase 220 km. A estrada costeira começa em território belga e segue até o norte do país vizinho e foi dedicada ao Comandante Jean, general flamengo que viveu no século 14.

Por causa dos fortes ventos, é indicada para quem já tem alguma experiência em ciclismo de montanha. Oficialmente, a pista é dividida em 16 etapas, que devem ser percorridas em seis dias.


Endereço da página: