Folha de S. Paulo


Carnaval, protestos e Dia das Crianças são eventos que já lotaram a av. Paulista; veja

Protesto e bicicleta estão entre as palavras mais associadas com a avenida Paulista, pelo menos nos últimos dois anos. Palco de inúmeras manifestações, em especial desde junho de 2013, a avenida ganhou uma ciclovia em seu canteiro central no último mês e o debate sobre o uso do espaço público da via –seja para lazer, seja para protestar– vem ficando mais e mais acalorado.

Mas multidão não é novidade para esse cartão postal da cidade, que se aproxima do seu 124º aniversário. Abaixo, alguns exemplos de dias em que a Paulista esteve cheia de gente.

*

1 - Carnaval

Nas primeiras décadas do século 20, a avenida (assim como a praça da República e o Brás) recebia o chamado corso –desfile de carros conversíveis que passeavam nos dias de Carnaval. Os tripulantes jogavam flores, confetes e serpentinas nos foliões que dançavam nas calçadas.

Folhapress
Desfile de Carnaval na avenida Paulista na década de 1930
Desfile de Carnaval na avenida Paulista na década de 1930

2 - São Silvestre

A corrida, criada em 1924 pelo jornalista Cásper Líbero, reúne, no último dia do ano, atletas e amadores para um percurso de 15 km que parte e termina na avenida. Em 2014, na 90ª edição, foram cerca de 30 mil participantes.

Orlando Gasperini/Folhapress
Largada da corrida de São Silvestre em 31 de dezembro de 1983
Largada da corrida de São Silvestre em 31 de dezembro de 1983

3 - Dia das Crianças

Em 1980, a prefeitura de São Paulo organizou, como parte do programa "Domingo Feliz", uma grande festa na avenida para comemorar o Dia das Crianças. A chuva, porém, atrapalhou a programação, que previa pintura ao ar livre e uma demonstração de ginástica olímpica.

Cerca de 10 mil pessoas, porém –a estimativa era de 50 mil–, participaram das atividades debaixo da garoa, especialmente da corrida de bicicletas, do futebol de salão, das danças e das brincadeiras com skate.

Folhapress (12.out.1980)
Avenida Paulista é bloqueada para festa do Dia das Crianças na década de 1980
Avenida Paulista é bloqueada para festa do Dia das Crianças na década de 1980

4 - Parada Gay

Desde 1997, a população LGBT de São Paulo e de fora toma a avenida Paulista para celebrar, protestar e festejar. O número de pessoas que participou de cada evento é controverso –a edição de 2015, mais recente, não teve uma estimativa de público calculada nem pela polícia, nem pela organização– mas em 2013, segundo o Datafolha, participaram 220 mil pessoas.

Avener Prado - 05.jun.15/Folhapress
Parada Gay lota a avenida Paulista com o tema
Parada Gay lota a avenida Paulista com o tema "Eu Nasci Assim, Cresci Assim"

5 - Protestos de 2013

Inicialmente sobre o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, as manifestações que começaram em junho de 2013 tomaram por dias e dias a avenida Paulista. O local já era favorecido por diversos grupos ao longo das décadas como arena para protestos –professores, funcionários da rede pública, estudantes universitários, servidores da saúde e tantos outros já tomaram os quarteirões entre o Paraíso e a Consolação para se fazer ouvir.

Diogo Moreira - 18.jun.13/Frame
Manifestação contra reajuste das tarifas lota a avenida Paulista em junho de 2013
Manifestação contra reajuste das tarifas lota a avenida Paulista em junho de 2013

Endereço da página:

Links no texto: