Folha de S. Paulo


Título do Chile é marcado por primeira conquista do futebol chileno, 'dedada' de Jara e prisão de Vidal

1 - Primeira vez na história

O Chile conquistou o primeiro título de sua história, neste sábado (4), ao derrotar a Argentina, nos pênaltis, no Estádio Nacional de Santigo. Os chilenos nunca haviam levantado uma taça, e desta vez, diante de sua torcida, a história foi diferente. Após ver Higuaín e Banega errarem suas cobranças, Alexis Sanchez teve muita frieza para dar uma 'cavadinha' no meio do gol e selar a conquista.

-

2 - Acidente de carro

Arturo Vidal, astro da Juventus, da Itália, e da seleção chilena na Copa América, foi um dos protagonistas desta conquista chilena, tanto dentro quanto fora dos gramados. No dia 16 de maio, em meio ao torneio, o jogador foi detido em Santiago depois de se envolver em um acidente de trânsito e ser constatado, em exame, que havia consumido álcool. O jogador retornava, por volta das 22h30, para a concentração da seleção do Chile, depois de folgar. Ele estava em uma Ferrari, acompanhado da mulher, Maria Teresa Matus, quando bateu o carro.

Felipe Fredes/Reuters
O carro de Vidal ficou com a lateral destruída após acidente envolvendo o jogador
O carro de Vidal ficou com a lateral destruída após acidente envolvendo o jogador

-

3 - 'Dedada' e punição

O zagueiro chileno Gonzalo Jara foi suspenso por três partidas pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol por ter provocado o atacante uruguaio Cavani com uma "dedada no confronto contra o Uruguai, pelas quartas de final da Copa América. Com a suspensão, o jogador não disputou o restante da competição continental.

-

4 - Artilharia

Além de ser campeão, o Chile teve um líder em outro quesito. O atacante Vargas, que teve uma passagem pelo Grêmio, foi o artilheiro da competição, com quatro gols, ao lado de Paolo Guerrero, do Flamengo. Desde 1979, o Chile não tinha um artilheiro. Jorge Peredo foi o último a realizar o feito.

Pablo Porciuncula/AFP
Com quatro gols, Vargas foi o artilheiro da Copa América ao lado de Paolo Guerreiro, do Peru
Com quatro gols, Vargas foi o artilheiro da Copa América ao lado de Paolo Guerreiro, do Peru

-

5 - Líder em assistência

Outra meta atingida veio dos pés de Jorge Valdivia, que atualmente defende o Palmeiras. O meia foi o líder de assistências da competição ao lado de Lionel Messi. Os dois jogadores fizeram três passes para gol em toda a competição. O chileno, no entanto, não irá renovar com o clube paulista. O atleta já tem até um acordo para defender o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, a partir de agosto.

Nelson Almeida/AFP
Valdivia e Messi disputam bola durante a final da Copa América entre Argentina e Chile
Valdivia e Messi disputam bola durante a final da Copa América entre Argentina e Chile

-


Endereço da página:

Links no texto: