Folha de S. Paulo


Libertadores do Corinthians e outros 4 fatos marcantes para o esporte brasileiro no 4 de Julho

O Dia da Independência dos Estados Unidos, além de ser fanaticamente celebrado pelos americanos, é uma data de conquistas inéditas para o esporte brasileiro.

Relembre cinco acontecimentos importantes para o esporte nacional que ninguém associa à data de 4 de julho.

*

1 - Corinthians ganha a taça Libertadores da América (2012)

Folhapress
Folha de S.Paulo - 5 de julho de 2012
Chamada da vitória do Corinthians sobre o Boca Juniors na Libertadores na capa da Folha de S.Paulo do dia 5 de julho de 2012

Após aguentar anos de provocações dos principais rivais, a torcida corintiana lavou a alma na noite de 4 de Julho de 2012 quando o time venceu, enfim, a Copa Libertadores da América. A demora para erguer a taça –foi último dos quatro grandes de São Paulo– foi compensada por uma campanha invejável: em 14 jogos, a equipe do técnico Tite venceu 8 e empatou 6, além de ter derrotado na final o Boca Juniors, segundo maior campeão do torneio continental. O alívio foi tamanho para a "nação corintiana", que a Câmara Municipal promulgou, em 2013, o Dia da Independência Corintiana, incluído no calendário oficial de eventos da cidade São Paulo.

-

2 - Brasil elimina a seleção americana na Copa dos EUA (1994)

Folhapress
Folha de S.Paulo - 5 de julho de 1994
Manchete da Folha de S. Paulo do dia 5 de julho de 1994 sobre o jogo da seleção brasileira contra os Estados Unidos na Copa do Mundo

A seleção brasileira não teria vida fácil naquele 4 de Julho. Ao menos, do ponto de vista simbólico: enfrentar nas oitavas de final –seu primeiro jogo eliminatório na competição– os anfitriões Estados Unidos, no dia mais patriótico para o país. Mesmo com uma atuação considerada fraca pela crítica, o time comandado por Carlos Aberto Parreira venceu os donos da casa por 1 a 0, em Stanford, Califórnia, e abriu caminho para a conquista do tetracampeonato mundial. O gol foi de Bebeto, mas a cena que marcou a partida foi uma cotovelada violenta do lateral Leonardo no meio campista dos EUA Tab Ramos, causando fraturas no crânio do americano e a expulsão do brasileiro, que acabou suspenso pelo resto do torneio.

-

3 - Maria Esther Bueno ganha o 1º Wimbledon para o Brasil (1959)

Folhapress
Capa do caderno de esportes da Folha da Manhã do dia 5 de julho de 1959 com destaque para a conquista inédita de Maria Esther Bueno
Capa do caderno de esportes da Folha da Manhã do dia 5 de julho de 1959, com destaque para a conquista inédita de Maria Esther Bueno

O Brasil entrava na rota do tênis mundial com a vitória de Maria Esther Bueno por 2 sets a 0 sobre a americana Darlene Hard, em Wimbledon (Inglaterra). A paulistana de 19 anos, revelada no Clube de Regatas Tietê, encerrou naquele dia um domínio de 21 anos de tenistas americanas no torneio, trazendo para o Brasil e para a América Latina o primeiro título de um torneio Grand Slam (os mais importantes do circuito mundial). Aquele 4 de julho marcava o início de uma era vitoriosa para a maior tenista brasileira de todos os tempos. No mesmo ano ela ganharia o US Open (outro Grand Slam), e, em 1960, o bicampeonato em Wimbledon e os quatro Grand Slam na modalidade de duplas, tornando-se a número 1 do mundo no biênio.

-

4 - Nasce o jornalista esportivo Luciano do Valle (1947)

Luiz Carlos Murauskas - 16.fev.1986/Folhapress
O jornalista e narrador esportivo Luciano do Valle, durante transmissão de jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
O jornalista e narrador esportivo Luciano do Valle, durante transmissão de jogo no estádio do Pacaembu em 1986, em São Paulo (SP)

O fato de Luciano do Valle ter nascido em 4 de julho é apenas uma das muitas ligações do jornalista e locutor, morto em 2014, com os Estados Unidos. Foi por ideia do "seu Bolacha", como era conhecido pelos colegas, que muitas modalidades esportivas norte-americanas ganharam popularidade e exposição na TV brasileira. NBA, futebol americano e Formula Indy, por exemplo, só conquistaram as telas nacionais por influência dele, que enxergava, já nos anos 1980, o potencial comercial dos esportes americanos no Brasil. Chamado de pé-frio, pelo fato de nunca ter narrado uma conquista da seleção em uma Copa do Mundo, Luciano do Valle lavou a alma justamente nos Estados Unidos, ao narrar a conquista do tetracampeonato mundial in loco, no estádio Rose Bowl, em Los Angeles.

-

5 -Estádio do Sport Club do Recife é inaugurado (1937)

Divulgação
Estádio Adelmar da Costa Carvalho, do Sport Club do Recife
Jogadores do Sport Club do Recife treinam no estádio Adelmar da Costa Carvalho, que foi inaugurado num dia 4 de julho

Prestes a ser demolido para dar lugar a uma arena multiuso, o estádio Adelmar da Costa Carvalho, do Sport Club do Recife, teve seu jogo inaugural num 4 de julho, com os donos da casa vencendo por 6 a 5 o Santa Cruz, seu principal rival regional. A Ilha do Retiro, como é mais conhecido o reduto do time pernambucano, foi o primeiro estádio do Nordeste a sediar uma Copa do Mundo, em 1950. A única partida disputada na ocasião envolveu justamente a seleção dos Estados Unidos, que acabou sofrendo uma goleada por 5 a 2 do Chile. O dia? 2 de julho (quase...).


Endereço da página:

Links no texto: