Folha de S. Paulo


Brasil vai ao Pan de Toronto com mais de 20 medalhistas olímpicos e mundiais; veja destaques e desfalques

Levando em conta apenas este ciclo olímpico –o que inclui Jogos Londres-2012 além dos mundiais de cada esporte em 2013 e 2014– a delegação do Brasil que vai ao Pan de Toronto, de 10 a 26 de julho, tem no mínimo 20 medalhistas nos principais campeonatos internacionais dos últimos anos. Algumas modalidades como vôlei, basquete, rúgbi e ginástica ainda não divulgaram os nomes. No entanto, já é possível saber os principais destaques e desfalques da deleção de 600 atletas brasileiros.

1 - Ginástica

Campeão mundial e olímpico das argolas, Arthur Zanetti estará entre os cinco atletas da equipe brasileira no Pan. O principal desfalque é Diego Hypolito, que se recupera de lesão JudôBronze em Londres-2012, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva estarão em Toronto. Juntam-se a eles as medalhistas mundiais Erika Miranda e Maria Suellen Altman. A grande ausência é Sarah Menezes, não convocada pela confederação.

Nacho Doce/Reuters
Arthur Zanetti compete na etapa de São Paulo da Copa do Mundo
Arthur Zanetti compete na etapa de São Paulo da Copa do Mundo

-

2 - Vela

Os campeões mundiais Robert Scheidt (laser), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX) vão representar o Brasil no Canadá. Já o campeão mundial Jorge Zarif não vai porque sua classe (Finn) não é disputada no Pan.

Luis Tejido/Efe
Martine Grael (à esq.) e Kahena Kunze comemoram ouro no Mundial de vela de 2014
Martine Grael (à esq.) e Kahena Kunze comemoram ouro no Mundial de vela de 2014

-

3 - Atletismo

Líder do ranking mundial e bicampeã da Liga Diamante no salto com vara, Fabiana Murer buscará seu segundo ouro em Jogos Pan-Americanos (foi ouro em 2007 e prata em 2011). O desfalque da delegação brasileira no atletismo é o bicampeão mundial indoor do salto em distância, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que não conseguiu o índice pedido pela confederação.

-

4 - Natação

Campeão olímpico e mundial Cesar Cielo não vai, porque decidiu priorizar o Mundial, em agosto, na Rússia. Mas a delegação brasileira contará com o também medalhista olímpico e mundial Thiago Pereira. Além dele, a seleção terá Bruno Fratus e Felipe Lima entre os destaques com resultados internacionais expressivos nos últimos anos. Já a fortíssima equipe das maratonas aquáticas (águas abertas) vai ao Pan desfalcadas de seus medalhistas mundiais Ana Marcela Cunha, Alan do Carmo e Poliana Okimoto também devido ao Mundial.

Albert Gea/Reuters
Thiago Pereira nada no Campeonato Mundial de 2013
Thiago Pereira nada no Campeonato Mundial de 2013

-

5 - Vôlei de praia

As duplas convocadas para o Pan de Toronto foram Álvaro Filho/Vitor Felipe e Lili/Carolina Horta. Separadas, ao menos um jogador da dupla foi medalhista mundial nos últimos anos: Álvaro Filho com Ricardo e Lili com Barbara Seixas. Os medalhistas olímpicos Juliana/Larissa e Emanuel/Alison já não jogam juntos e não vão ao Canadá.

Tiziana Fabi/AFP
Lili faz defesa no Grand Slam de Roma em 2013
Lili faz defesa no Grand Slam de Roma em 2013

-

6 - Coletivos

A base da seleção mundial de handebol em 2013 estará em Toronto defendendo o título Pan-Americano (apenas Duda, a melhor do mundo, está fora, contundida). Já outras equipes, como a feminina de vôlei, atual campeã olímpica e bronze no Mundial, vai apenas com parte das medalhistas ao Canadá. No masculino, os atuais vica-campeões olímpicos e mundiais também não contarão com força máxima no torneio continental em razão da disputa das finais da Liga Mundial no mesmo período. A equipe de saltos do hipismo também vai aos Jogos.

-

7 - Novidades

Nas modalidades que o Brasil passou a se destacar nos últimos anos, há atletas que podem utilizar o Pan vai como uma boa oportunidade para comprovar o desenvolvimento. É o caso dos medalhistas em mundiais ou competições equivalente como Aline Silva (lutas), Marcus Vinicius D'Almeida (tiro com arco), Isaquías Queiroz (canoagem) e Yane Marques (pentatlo moderno).


Endereço da página:

Links no texto: