Folha de S. Paulo


Final da Liga dos Campeões tem artilharia de Neymar, despedida de Xavi e recorde de vice para a Juventus

Com um gol nos acréscimos da partida do brasileiro Neymar, o Barcelona derrotou a Juventus por 3 a 1 na tarde deste sábado (06), em Berlim, na Alemanha, e se sagrou campeão da Liga dos Campeões.

Além da conquista, o jogo proporcionou algumas marcas alcançadas, despedida de Xavi e mais um vice-campeonato da equipe italiana. A Folha separou algumas dessas histórias e elencou em tópicos.

1 - Pentacampeão

Com a conquista, o time catalão alcançou o seu quinto título na história da competição europeia, depois dos troféus de 1992, 2006, 2009 e 2011. Assim, a equipe espanhola se juntou a Liverpool e Bayern Munique no ranking dos principais campeões do torneio, ficando atrás apenas do Milan, com sete, e Real Madrid, com dez.

Frank Augstein/as
Jogadores do Barcelona erguem troféu de campeão da Liga dos Campeões da Europa
Jogadores do Barcelona erguem troféu de campeão da Liga dos Campeões da Europa

-

2 - Campeão de vices

A segunda colocação na competição continental colocou a Juventus como campeã em um quesito não tão agradável: o vice-campeonato. Este foi o sexto vice da equipe italiana (1972/73, 1982/83, 1996/97, 1997/98, 2002/03 e 2014/15), que antes dividia o posto com o Bayern de Munique, com cinco.

-

3 - Brasileiro artilheiro

Ao marcar o terceiro gol do Barcelona, Neymar se tornou artilheiro da atual edição da Liga dos Campeões com dez gols. O brasileiro se juntou a Messi e Cristiano Ronaldo, que anotaram o mesmo número de gols do atacante. Assim, Neymar se junta a um grupo seleto de brasileiros que conseguiram o feito. José Altafini (1962/63), Romário (1989/90 e 1992/93), Jardel (1999/00 e 2000/01), Rivaldo (1999/00) e Kaká (2006/07) foram os outros que fizeram mais gols em outras edições do torneio.

Lluis Gene/AFP
Neymar beija a taça de campeão da Liga dos Campeões
Neymar beija a taça de campeão da Liga dos Campeões

-

4 - Despedida

A partida deste sábado (6) foi a última do meio campista Xavi pelo Barcelona. Ele anunciou a saída da equipe após o final da temporada e jogará pelo Al-Sadd, do Qatar, pelos próximos dois anos. Desde 1998 vestindo a camisa do time principal, Xavi tem uma vasta lista de títulos pelo clube catalão e foi considerado um dos mais importantes jogadores da história do Barça. Foram 767 jogos e 84 gols.

-

5 - Daniel Alves iguala Roberto Carlos

O lateral Daniel Alves chegou ao seu terceiro título da Liga dos Campeões e se igualou ao tembém lateral brasileiro Roberto Carlos. Daniel já havia conquistado nas temporadas 2008/09 e 2010/11. Já Roberto Carlos, ex-jogador do Real Madrid, conseguiu o feito nas temporadas 1997/98, 1999/00 e 2001/2002.

Andreu Dalmau/Efe
Daniel Alves disputa bola com Pogba na final da Liga dos Campeões da Europa
Daniel Alves disputa bola com Pogba na final da Liga dos Campeões da Europa

-

6 - MSN goleador

Com o gol anotado por Neymar, o trio do Barcelona composto por Messi, Suárez e pelo brasileiro, chegou a uma marca surpreendente: 122 gols na temporada. Para se ter uma ideia do feito, a equipe da Juventus marcou 104. O Barça fez 175 gols na temporada inteira.

-

7 - Triplete

Em sua primeira temporada comandando a equipe do Barcelona, o técnico Luis Enrique alcançou um feito que apenas Pep Guardiola havia conquistado pelo Barcelona: o triplete na temporada atual. O treinador levantou a taça dos três principais títulos disputados pelos catalães — Campeonato Espanhol, Copa do Rei da Espanha e Liga dos Campeões.

Xinhua
O técnico do Barcelona Luis Enrique é arremessado para o alto após a conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona
O técnico do Barcelona Luis Enrique é arremessado para o alto após a conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona

-

8 - Comemoração em Barcelona

Para fechar os títulos não havia lugar melhor do que junto do seu torcedor. E foi o que o Barcelona fez. Em clima de festa, os jogadores do Barcelona desembarcaram na Espanha neste domingo (7) com o troféu da Liga dos Campeões. Da pista do aeroporto de El Prat, onde desembarcaram, os jogadores, entre eles os brasileiros Neymar e Daniel Alves, seguiram em um ônibus, sob um calor de 30º, para desfilar por diferentes pontos de Barcelona. O destino da equipe foi estádio Camp Nou. Por lá, as celebrações foram encerradas com uma festa para 70 mil torcedores.

Albert Gea/Reuters
Torcedores do Barcelona fazem festa na chegada da equipe na Catalunha
Torcedores do Barcelona fazem festa na chegada da equipe na Catalunha

-


Endereço da página:

Links no texto: