Folha de S. Paulo


Rodada na Europa tem consagração do Barcelona, vaias ao hino da Espanha, tríplice do PSG e Luiz Gustavo decisivo

1 - Vaias, briga e mais um título para o Barcelona

A final da Copa do Rei, que aconteceu no último sábado (30), no Camp Nou, foi além da consagração do Barcelona. A equipe catalã venceu o Athletic Bilbao com placar de 3 a 1, com dois gols de Messi e um de Neymar. A partida foi palco de polêmicas. Antes mesmo do início do jogo, os torcedores presentes começaram a vaiar a execução do hino nacional espanhol. As torcidas catalã e basca têm em comum um histórico de oposição à soberania do Rei da Espanha, Felipe VI, que assistiu à partida no Camp Nou.

Outro destaque foi creditado a Neymar. Quase no fim do jogo, ele deu uma lambreta no jogador adversário, que foi pra cima do brasileiro iniciando uma discussão. O lance, no entanto, também não agradou o técnico Luis Enrique. Neymar se defendeu alegando que "foi um drible como outro qualquer", e que "futebol é alegria".

Lluis Gene/AFP
Jogadores do Barcelona comemoram 27º título da Copa do Rei da Espanha
Jogadores do Barcelona comemoram 27º título da Copa do Rei da Espanha

-

2 - Casa cheia

O jogo entre Barcelona e Athletic Bilbao foi disputado no Camp Nou, estádio do Barcelona, mas não foi só ele que ficou lotado para a decisão. Em Bilbao, o estádio San Memes, do Athletic, também ficou tomado pelos torcedores. Isso porque a diretoria do clube colocou seis telões no gramado e os torcedores bascos puderam assistir ao jogo que acontecia na Catalunha das arquibancadas de Bilbao.

-

3 - Tríplice coroa para o PSG

Com um gol marcado pelo uruguaio Cavani, o Paris Saint-Germain bateu o Auxerre, time da segunda divisão francesa, por 1 a 0, e faturou o título da Copa da França, no Stade de France. Com o título deste sábado (30), a equipe do técnico Laurent Blanc conquistou a simbólica tríplice coroa na França, já que o PSG já havia faturado na temporada o Campeonato Francês e a Copa da Liga. Em campo, o PSG contou com os brasileiros Thiago Silva, David Luiz, Maxwell e Lucas, além do brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta. O zagueiro Marquinhos ficou no banco de reservas.

Franck Fife/AFP
Jogadores do PSG comemoram título da Copa da França
Jogadores do PSG comemoram título da Copa da França

-

4 - Goleada em Wembley

Em partida pela final da Copa da Inglaterra, o Arsenal não decepcionou os torcedores que lotaram o estádio de Wembley. Com uma goleada de 4 a 0 contra o Aston Villa, o clube de Londres conquistou o 12º título na competição. O resultado ainda faz do técnico Arsene Wenger o maior vencedor da copa na história, com um total de seis troféus.

Richard Washbrooke/Xinhua
Jogadores do Arsenal comemoram título da Copa da Inglaterra
Jogadores do Arsenal comemoram título da Copa da Inglaterra

-

5 - Luiz Gustavo e o primeiro título do Wolfsburg

Com um gol do volante da seleção brasileira, Luiz Gustavo, o Wolfsburg venceu o Borussia Dortmund por 3 a 1, no sábado (30), e conquistou o título da Copa da Alemanha. É a primeira vez que o Wolfsburg fatura o título da competição. A partida ainda foi a última do Borussia Dortmund sob o comando do técnico Jurgen Klopp.

Fabrizio Bensch/Reuters
O brasileiro Luiz Gustavo levanta a taça de campeão da Copa da Alemanha
O brasileiro Luiz Gustavo levanta a taça de campeão da Copa da Alemanha

-

6 - O adeus de Ferdinand

O zagueiro Rio Ferdinand, do Queens Park Rangers, anunciou, no sábado (30), sua aposentadoria. Ex-jogador da seleção da Inglaterra e ídolo do Manchester United, ele pendura as chuteiras após 18 anos de atuação no futebol profissional. Dentre os títulos conquistados por Ferdinand na carreira estão seis no Campeonato Inglês (2002-03, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2010-11, 2012-13), uma Liga dos Campeões (2007-08) e um Mundial de Clubes da Fifa (2008), todos pelo Manchester United.

Glyn Kirk/AFP
O zagueiro Rio Ferdinand em partida pelo Queens Park Rangers
O zagueiro Rio Ferdinand em partida pelo Queens Park Rangers

-

7 - Herói dispensado

Quase uma semana após salvar o Newcastle do rebaixamento, o jogador argentino Jonas Gutiérrez foi dispensado da equipe na última sexta-feira (29) – seu contrato acabou no fim da temporada. Ele havia voltado a defender a camisa do time inglês após receber alta médica de tratamento para tratar de um câncer no testículo.

No Twitter, Gutiérrez expressou sua insatisfação. "Duas coisas que aprendi com minha doença: como você pode apoiar um jogador [fãs do Newcastle] e como você deixar um jogador sozinho [dono do Newcastle]", escreveu, em referência a Mike Ashley, dono da equipe.

Ricardo Nogueira/Folhapress
Jonás Gutierrez comemora gol que salvou o Newcastle do rebaixamento no Campeonato Inglês
Jonás Gutierrez comemora gol que salvou o Newcastle do rebaixamento no Campeonato Inglês

-


Endereço da página:

Links no texto: