Folha de S. Paulo


21 explicações para entender o surto nerd com o novo trailer de 'Star Wars'

Star Wars - O Despertar da Força

A divulgação do novo teaser de "Star Wars - O Despertar da Força" (que só estreia nos cinemas em 17 de dezembro) deixou a internet maluca na última quinta-feira (16). Com pouco menos de dois minutos e extremamente saudosista, ele conseguiu causar lágrimas nos corações mais apaixonados, mas, ao mesmo tempo, deixou muita gente sem entender absolutamente nada.

Para facilitar a conversa entres os dois grupos e salvar amizades e casamentos, a Folha te explica, cena a cena, porque o teaser causou tanto alvoroço. Paixão não se explica, mas pelo menos você vai entender as referências.

1 - Direto de Tatooine

Reprodução

O trailer começa com um veículo, provavelmente a moto/speeder que Rey (Daisy Ridley) usa no primeiro teaser, atravessando uma paisagem desértica. Em primeiro plano, uma X-Wing destruída; ao fundo, um enorme Destróier Imperial. É a primeira vez que vemos algum estrago causado pela disputa entre o Império Galáctico e a Aliança Rebelde.

Mas a cena –que ecoa o primeiro filme da série, "Uma Nova Esperança" (1977), no momento em que Luke Skywalker, Obi-Wan, R2-D2 e C-3PO vão para o porto especial de Mos Eisley encontrar Han Solo e Chewbacca– não se passa em Tatooine e sim em Jakku, espécie de "planeta ferro-velho" que fica na extremidade da galáxia.

-

2 - Ladrões de túmulos

Reprodução

Quando a narração de Luke Skywalker (Mark Hamill) fala sobre a Força e seu pai, surge o capacete queimado de Darth Vader. Além de ser uma das imagens mais poderosas do teaser, ela também levanta algumas questões.

No final de "O Retorno de Jedi" (1983), vemos o corpo (ou só o que sobrou de sua roupa, não dá para afirmar) de Darth Vader sendo queimado em uma fogueira, mas por algum motivo sinistro alguém decidiu guardar o que sobrou de sua máscara. Quem teria feito isso? É algum flashback? Qual sua relação com a nova ameaça à galáxia?

-

3 - Garantia estendida

Reprodução

Ao falar sua relação com a Força, vemos uma mão robótica tocar o domo de R2-D2, o primeiro personagem da Trilogia Original a aparecer claramente nos teasers.

Em "O Império Contra-Ataca" (1980), Luke enfrenta Darth Vader pela primeira vez e descobre que o maior vilão da galáxia é seu pai. Não bastassem os anos de terapia que isso acarretaria, Vader corta fora sua mão direita, o que força Luke a usar uma prótese.

Como 1+1=2, é possível imaginar que a figura escondida pelo capuz preto seja Luke. Mas que lugar é esse onde ele está? Estaria em frente a fogueira que queimou os restos de seu pai? A roupa é diferente (em "O Retorno" ele está sempre vestido de preto), mas quem sabe nesse novo filme não descobrimos que os Jedis também são capazes de trocar de roupa rapidamente. Além disso, é impressionante como a manutenção dos robôs está em dia. Tanto a mão quanto R2 parecem funcionar perfeitamente!

-

4 - Super Gêmeos

Reprodução

Quando Luke fala da irmã na narração, vemos uma mão genérica entregar um sabre-de-luz para uma mão feminina, provavelmente Leia, sua irmã gêmea.

O sabre da cena é o Luke estava usando ao enfrentar Darth Vader em "O Império", mas ao ter a mão decepada vemos a arma cair um em enorme abismo na Cidade das Nuvens. Ao saber que Vader é seu pai, Luke se joga no mesmo abismo e, ao acompanhar sua queda, descobrimos que ele acaba do lado de fora da cidade, diretamente no planeta de Bespin, onde fica a cidade. Isso levanta a questão: quem resgatou o sabre? O sistema de achados e perdidos da Cidade das Nuvens?

-

5 - Rebeldes sem causa

Reprodução

No primeiro teaser vemos o novo modelo da X-Wing, principal nave de combate da Aliança Rebelde. Esta cena é uma continuação direta dela, mas com um tratamento de cor diferente. O lago parece mais um ambiente mais quente e agradável.

Reprodução

Em seguida vemos Poe Dameraon (Oscar Isaac), bem feliz com o rasante sobre o lago –provavelmente assustando os banhistas em um belo dia de verão.

-

6 - Claymore-de-luz

Reprodução

Uma das maiores revelações do primeiro teaser foi o novo sabre-de-luz do, imagina-se, vilão principal, Kylo Ren. Mais parecido com a espada de Willian Wallace em "Coração Valente" do que com os famosos sabres de Star Wars, o novo design causou muita polêmica entre os fãs. No novo teaser, finalmente vemos, em poucos frames, ele em uso.

-

7 - Nave de combate

Reprodução

Aqui Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega) fogem do novo modelo da Tie Fighter, a nave de combate do Império Galático. A cena provavelmente acontece em Jakku, o planeta ferro-velho.

A bola de futebol com cabeça entre Rey e Finn é BB-8, o mais novo droid da série. Ele foi apresentado no primeiro teaser e, por incrível que pareça, não é um efeito de computação gráfica.

https://www.youtube.com/watch?v=KUEGPY8gBd8

Aposto que quando lançarem o brinquedo todo mundo vai querer um!

-

8 - O Lado Negro da Força

Reprodução

Kylo Ren usando a Força. Pelas imagens vistas até agora, só o lado negro da Força está realmente em ação, o que dá ao teaser uma visão muito mais sombria do futuro. O clima feliz e a música bonitinha e boba do final de "O Retorno de Jedi" não parece ter durado muito tempo.

-

9. Stormtroopers 2.0

Reprodução

Se no primeiro teaser era preciso ser rápido no gatilho para pausar o vídeo em tempo de ver o novo design dos Stormtroopers, no segundo não só vemos muito bem, como também vemos eles em formação. Uma cena que parece saída de um filme de propaganda nazista.

Pela primeira vez vemos a insígnia da nova ameaça à paz na galáxia, uma evolução da engrenagem símbolo do antigo Império Galáctico. No centro do quadro uma figura toda de preto se destaca. Seria o mestre de Kylo Ren? Tudo isso em um ambiente frio que faz referência direta à batalha no planeta gelado de Hoth, que abre "O Império Contra-Ataca".

-

10 - Exame de DNA

Reprodução

O destaque dado à personagem de Daisy Ridley nos faz acreditar que ela será a personagem principal da história. Existe muita especulação, no entanto, sobre quem ela realmente é.

Na narração, Luke fala com alguém como se fosse de sua família, mas não fica muito clara qual a relação de parentesco com essa pessoa. Ele fala pai, e não avô, irmã, e não mãe nem tia. Rey seria filha de quem? Levando em consideração que ao comprar a Lucasfilms a Disney acabou com o Universo Expandido, que nos contou muito mais do que foi mostrado nos filmes, o único casal existente nos filmes é Leia e Han. Seria ela filha dos dois então? A mão feminina que recebe o sabre é dela e não de Leia?

Pode ser que ela não seja filha de ninguém, só que não quero que ela seja uma criação espontânea dos Midi-chlorian. (Explicar o que são os Midi-chlorian demoraria muito, então, se você não sabe o que eles são, só repita a frase acima para seu amigo nerd. Confie em mim, ele vai concordar com você).

-

11 - As novas Tie Fighters

Reprodução

O novo Império, ou seja lá o nome que eles decidiram adotar, parece ter gostado de pintar tudo de preto e branco. Os painéis laterais do novo modelo das Tie Fighters agora são brancos e a frente parece um pouco mais metalizada. É o re-design do mal.

12 - Um rato no barco

Reprodução

Nessa cena alguém parece estar roubando uma Tie Fighter para escapar, provavelmente, do Destroier Imperial que será apresentado um pouco mais para frente no teaser, o que remete diretamente ao primeiro filme da séria.

Quando Luke, Han e Chewbacca tentam resgatar Leia na Estrela da Morte, eles se disfarçam de Stormtroopers para conseguirem andar despercebidos entre os inimigos. Na hora da fuga, eles enfrentam as tropas do Império em um hangar bastante parecido, que também tem uma abertura para o espaço, mas é um pouco mais iluminado. Estaria alguém fugindo usando a mesma técnica? Quem roubou essa Tie Fighter?

-

13 - Mocinho em choque ou vilão arrependido?

Reprodução

Finn (John Boyega) aparece mais uma vez vestido de Stormtrooper –a primeira vez foi no primeiro teaser. Seria ele na Tie Fighter da cena anterior? Ele está desertando ou ajudando alguém?

-

14 - As novas naves do novo Império

Reprodução

Alguma coisa ficou de pé depois que o Imperador e Darth Vader morreram em "O Retorno de Jedi", pois somente alguém com uma estrutura relativamente robusta conseguiria manter uma nave desse tamanho. As cenas anteriores provavelmente se passam em uma nave como essa.

O design, como quase tudo que veio da trilogia antiga, também não é o mesmo. Parece haver um segundo andar no Destroier, coisa que não existe nos modelos anteriores (vide a primeira cena desse teaser).

-

15 - Boba Eastwood

Reprodução

Ninguém sabe quem é esta pessoa. Pelo destaque dado tanto no teaser, quanto na cena em si (quem caminha sozinho por um corredor, no centro do quadro, fazendo pose de mal se não alguém importante no filme), essa será uma figura recorrente na história.

Pela postura, a "cara" de mal, o estilo Clint Eastwood da capa de um só ombro e até a arma, lembra muito Boba Fett, o caçador de recompensas que captura Han Solo em "O Império Contra-Ataca" e depois morre ao ser engolido pelo Sarlacc em "O Retorno de Jedi". No Universo Expandido, Boba consegue matar o Sarlacc e escapa com vida, o que levanta a hipótese de ser realmente ele, mas como a Disney transformou essas histórias em lendas, pode ser só um Stormtrooper que foi pego pela PM pichando muro.

-

16 - Oummmmmmmmmmmmm!

Reprodução

O novo mascote da série parece tímido e espia pelo canto do correto.

A julgar pelos detalhes da parede e pela escada no lado esquerdo do quadro, é grande a chance de essa cena estar acontecendo dentro da Millenium Falcon. O que está acontecendo é um mistério, mas alegra pensar que ele tem medo do R2-D2 e que no começo eles vão se comportar como cachorrinhos fofos em vídeos na internet!

-

17 - Amiguinhos

Reprodução

Rey, acima,

Reprodução

ajudando Finn.

O que aconteceu para ele estar caído no chão desse jeito não dá para saber, mas como ele chegou aí é possível especular.

Todo "Star Wars" começa com o letreiro no espaço e depois a câmera faz um movimento para revelar alguma nave. Pois bem, o letreiro aparece e explica quem é Finn, vemos o Destróier da cena anterior. Lá dentro Finn faz o que ele tem de fazer, rouba uma Tie Fighter, cai em Jakku e é ajudado por Rey, filha de Han e Leia. Possível, não?

-

18 - Pedaço de sucata

Reprodução

Leia Organa, em "Uma Nova Esperança" (1977), chama a Millenium Falcon de pedaço de sucata. Pois e se o motivo dela estar voando por Jakku for justamente o fato de ela ter de fato virado sucata?

-

19 - Piloto

Reprodução

O novo design da roupa dos pilotos das Tie Figthers mantém os respiradouros duplos do capacete original dos Stormtroopers. Os reflexos em vermelho fazem dele uma figura muito mais ameaçadora do que nos filmes anteriores.

-

20 - Meteoros, Estrela da Morte e sucatas

Reprodução

Em "O Império Contra-Ataca", Han Solo tenta fugir do Império voando com a Millenium Falcon dentro de um enorme asteróide. Em "O Retorno de Jedi", Lando Calrissian voa com a Falcon, nave que ele vendeu para Han, pelas entranhas da nova Estrela da Morte. Voar dentro de uma nave abandonada no deserto não parece anormal.

-

21 - Chora fã

Reprodução

Mais de 30 anos após "O Retorno de Jedi", Chewbacca e Han Solo estão reunidos novamente.

A fala de Han parece amarrar bem a teoria da Millenium Falcon virando sucata. "Chewie, nós estamos em casa" parece estar sendo dita ao entrar novamente na nave.

Reparem como os painéis do fundo são muito parecidos com os da cena em que BB-8 se esconde no canto de um corredor.

-

22 - O Despertar da Força

Reprodução

Star Wars não é uma unanimidade. Tem gente que gosta, gente que odeia, por isso é absolutamente normal não ter ficado completamente maluco com o novo teaser.

Isso acontece porque ele não está preocupado em explicar a história ou vender um filme maravilhoso. Ele serve exclusivamente para agradar o coração dos fãs. Toda cena possui uma referência à Trilogia Original, seja pelo novo design das coisas, seja por alguma coisa escondida no fundo do quadro.

Se você não ficou feliz a ponto de querer terminar logo seu sabre-de-luz, tudo bem. Pelo menos agora você já tem assunto para conversar com seu amigo que ficou.


Endereço da página: