Folha de S. Paulo


Jogos pelo Brasil têm goleiros decisivos, clássicos com arbitragem polêmicas e finais definidas

1 - Goleiro decisivo

Assim como nas semifinais da Libertadores de 1999 e 2000 decididas nos pênaltis por Palmeiras e Corinthians, o clássico deste domingo (19), válido pela semifinal do Campeonato Paulista, não foi diferente. Se no passado o ex-goleiro Marcos virou herói por ser decisivo nas disputas de pênalti, neste domingo Fernando Prass seguiu o mesmo caminho. Ele defendeu duas cobranças e colocou o Palmeiras na final da competição ao vencer o Corinthians por 6 a 5 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo ficou 2 a 2.

Adriano Vizoni/Folhapress
O goleiro Fernando Prass defende o ultimo pênalti e garante o time do Palmeiras na final do Campeonato Paulista.
O goleiro Fernando Prass defende o último pênalti e garante o time do Palmeiras na final do Campeonato Paulista.

-

2 - Goleiros decisivos parte 2

A semifinal do Estadual do Rio entre Botafogo e Fluminense foi decidida pelos goleiros. No tempo normal, a partida terminou 2 a 1 para o Botafogo, levando a decisão para os pênaltis. Como todos os jogadores já haviam feito suas cobranças, Diego Cavalieri, pelo lado da equipe tricolor, e Renan, da equipe alvinegra, tiveram que bater. Cavalieri pegou por baixo da bola e mandou a cobrança por cima da meta de Renan, que converteu sua cobrança e levou o Botafogo à final da competição.

Reprodução/Facebook/Botafogo Oficial
O goleiro Renan, do Botafogo, defendeu dois pênaltis na vitória do Botafogo e garantiu a equipe na final do Estadual do Rio
O goleiro Renan marcou o gol que garantiu a classificação do Botafogo para a final do Estadual do Rio

-

3 - Clássico polêmico

Com a ajuda de um erro do árbitro Rodrigo Nunes de Sá, o Vasco venceu, com um gol de pênalti, o Flamengo, por 1 a 0, neste domingo (19), e garantiu vaga na final do Campeonato Estadual do Rio. Ao fim do jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo criticou o árbitro da partida.

"Na hora do jogo, fiquei na dúvida se foi pênalti. Assistindo ao VT, tive a certeza que não foi, ombro com ombro e o árbitro errou. Mas o pior de tudo é a mudança da regra de jogo. Já tive jogador com cartão amarelo e levou outro por comemorar com a torcida. Aí, hoje [neste domingo], ele não fez isso, faltavam ainda 25 minutos para acabar. Era para ter expulsado o jogador do Vasco [Gilberto]. Para que existe a regra? Precisando de um gol, com um homem a mais, poderia não acontecer nada, mas poderíamos ter vencido. É um erro covarde, de saber que o cara tinha cartão amarelo e não fez o que precisaria ter feito pela regra", disse.

Com o resultado, o Vasco enfrentará o Botafogo na decisão do Estadual do Rio.

Marcelo Sadio/Divulgação/vasco.com.br
Gilberto comemora gol da vitória do Vasco sobre o Flamengo junto da torcida
Gilberto comemora gol da vitória do Vasco sobre o Flamengo junto da torcida

-

4 - Argentino goleador

Com dois gols do argentino Lucas Pratto, o Atlético-MG venceu o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, neste domingo (19), no Mineirão, pela segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro. No primeiro jogo, os dois times empataram por 1 a 1.

Com o resultado, a equipe do técnico Levir Culpi garantiu vaga na final do Campeonato Mineiro. O adversário do time será o Caldense, que ganhou do Tombense por 2 a 0 também neste domingo.

Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
O atacante Lucas Pratto, do Atlético MG, prepara chute na semifinal contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro
O atacante Lucas Pratto, do Atlético MG, prepara chute na semifinal contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro

-

5 - Sétima final consecutiva

O Santos chegou à final do Campeonato Paulista pela sétima vez consecutiva. E em quatro dessas oportunidades o eliminado na semifinal foi o São Paulo, derrotado por 2 a 1, neste domingo (19), na Vila Belmiro. Geuvânio e Ricardo Oliveira marcaram os gols da vitória santista. Quase no final da partida, Luis Fabiano diminuiu e chegou a dar esperança à equipe do Morumbi.

O adversário santista nas finais será o Palmeiras, que eliminou o Corinthians na outra decisão das semis após disputa de pênaltis no Itaquerão.

Ricardo Nogueira/Folhapress
Jogadores do Santos comemoram gol de Ricardo Oliveira durante semifinal disputada contra o São Paulo
Jogadores do Santos comemoram gol de Ricardo Oliveira durante semifinal disputada contra o São Paulo

-

6 - Retorno com gol e derrota

Sem jogar desde 2004, o atacante Müller, 49, voltou ao futebol para atuar pelo Fernandópolis, que disputa a 4ª divisão do Campeonato Paulista, e mostrou o seu faro de artilheiro. O jogador fez o primeiro gol da competição na derrota de sua equipe para o Grêmio Prudente por 2 a 1.

Reprodução/Facebook
Atacante Muller, 49, retorna ao futebol para jogar pelo Fernandópolis
Atacante Muller, 49, retorna ao futebol para jogar pelo Fernandópolis

-


Endereço da página:

Links no texto: