Folha de S. Paulo


Rodada pelo mundo foi marcada por gol 400 de Messi, Ronaldinho ovacionado e campeonatos na reta final

1 - 400 gols pelo Barcelona

Com mais um recorde de Messi, o Barcelona venceu o Valencia por 2 a 0, neste sábado (18) pelo Campeonato Espanhol. O argentino chegou ao gol de número 400 em jogos oficiais pelo clube catalão e garantiu a equipe por mais uma rodada na liderança da competição. Com a vitória, o Barcelona chegou a 78 pontos, contra 76 do Real Madrid, vice-líder, que venceu o Málaga por 2 a 1, no Santiago Bernabéu.

Reprodução/Instagram/@messi10stats
Lionel Messi posa para foto com a camisa 400 em homenagem ao número de gols marcados pelo Barcelona.
Lionel Messi posa para foto com a camisa 400 em homenagem ao número de gols marcados pelo Barcelona.

-

2 - Como nos velhos tempos

Muito contestado no México após diversas polêmicas extra-campo, Ronaldinho Gaúcho voltou a brilhar, pelo menos, por pouco tempo. Neste sábado (18), o brasileiro entrou em campo no segundo tempo e precisou de oito minutos para fazer dois gols e garantir a vitória do Querétaro, por 4 a 0, sobre o Amércia-MEX, pelo Campeonato Mexicano, no estádio Azteca. O meia repetiu um feito que poucos jogadores conseguiram. Assim como em 2005, quando jogava pelo Barcelona e foi ovacionado pela torcida do Real Madrid no Santiago Bernabéu, o atleta foi novamente aplaudido pela torcida adversária.

Alejandro Ayala/Xinhua
Ronaldinho Gaúcho comemora um dos gols na vitória do Querétaro pelo Campeonato Mexicano
Ronaldinho Gaúcho comemora um dos gols na vitória do Querétaro pelo Campeonato Mexicano

-

3 - Torcida apoia jogador na Alemanha

O Bayer Leverkusen rescindiu o contrato com o zagueiro bósnio Emir Spahic por justa causa na último domingo (12). O motivo da demissão foi uma agressão do jogador à um funcionário do clube logo após a partida em que o Leverkusen foi eliminado pelo Bayern Munique na Copa da Alemanha. Neste sábado, no entanto, a torcida protestou na vitória do clube sobre o Hannover por 4 a 0 estendendo camisas com o número 5 em apoio ao atleta.

Marius Becker/Efe
Torcedores do Bayer Leverkusen fazem protesto em apoio ao zagueiro bósnio Emir Spahic
Torcedores do Bayer Leverkusen fazem protesto em apoio ao zagueiro bósnio Emir Spahic

-

4 - Quase campeões

Chegando ao final das competições nacionais na Europa, algumas equipes já podem comemorar o título com antecedência nas próximas rodadas. Pelo Italiano, a Juventus abriu 15 pontos da vice-líder Lazio faltando sete rodadas para o fim do campeonato — ainda há 21 pontos em disputas.

Pelo Alemão, o Bayern de Munique vê o título cada vez mais perto. Após vencer o Hoffenheim por 2 a 0, e ver o segundo colocado Wolfsburg empatar, a equipe comandada por Pep Guardiola disparou na ponta da tabela e abriu 12 pontos de vantagem faltando cinco jogos para o fim do Alemão — 15 pontos ainda estão em disputa, e o Bayern pode ser campeão na próxima rodada.

No Inglês, a situação do Chelsea também é bem confortável. No sábado, o líder venceu o Manchester United, concorrente direto ao título, por 1 a 0, e agora tem 10 pontos de diferença para o vice-líder Arsenal, faltando cinco rodadas para o término da competição.

Kai Pfaffenbach/Reuters
Jogadores do Bayern de Munique comemoram a vitória sobre o Hoffenheim pelo Campeonato Alemão
Jogadores do Bayern de Munique comemoram a vitória sobre o Hoffenheim pelo Campeonato Alemão

-

5 - Clássico em crise

O clássico italiano entre Inter de Milão e Milan já foi um dos mais badalados do futebol. Porém, a história atual é muito diferente. Neste domingo (19), as duas equipes se encontraram pelo Campeonato Italiano e provaram mais uma vez o porque de estarem em má posição na competição. No Giuseppe Meazza, as equipes fizeram uma partida fraca e ficaram no 0 a 0. O resultado deixa os times no meio da tabela. A Inter fica com 42 pontos, em 10º lugar, uma posição abaixo do Milan, que têm 43.

Giuseppe Cacace/AFP
Jogadores de Milan e Inter de Milão disputam bola no clássico entre as duas equipes disputada neste domingo (19)
Jogadores de Milan e Inter de Milão disputam bola no clássico entre as duas equipes neste domingo (19)

-

6 - primeiros campeões

O PSV Eindhoven foi a primeira equipe a conquistar o título de um campeonato nacional na Europa em 2015. A equipe comandada por Philipp Cocu venceu o Heerenveen por 4 a 1, no sábado (18), e se sagrou campeão Holandês. Este é o 22.º título do clube na competição, que não celebrava desde 2007/08. A conquista da equipe encerra uma série de quatro títulos consecutivos do Ajax e garante o retorno à Liga dos Campeões.

Na Grécia o Olympiacos faturou o pentacampeonato. O time nem precisava entrar em campo neste domingo (19) para garantir a conquista. Mais cedo, o rival Panathinaikos perdeu por 2 a 1 para o Panthrakikos, o que já era suficiente para comemorar mais um troféu. Mas o time do brasileiro Leandro Salino fez o dever de casa, goleou o Levadiakos por 4 a 0, no estádio Georgios Karaiskáki, e fez a festa da torcida.

Olaf Kraak/AFP
Torcedores do PSV Eindhoven comemoram título do Campeonato Holandês conquistado pela equipe neste sábado (19)
Torcedores do PSV Eindhoven comemoram título do Campeonato Holandês conquistado pela equipe neste sábado (18)

-


Endereço da página:

Links no texto: