Folha de S. Paulo


Corinthians e Santos tentam manter invencibilidade; veja quem ainda não perdeu em 2015 no Brasil

Santos e Corinthians, que entram em campo nesta terça-feira, buscam mais que avançar de fase na Copa do Brasil e na Libertadores da América, respectivamente -está em jogo também a manutenção da invencibilidade na temporada.

Os dois são os únicos clubes paulistas que ainda não foram derrotados em jogos oficiais neste ano.

A invencibilidade mais longa é a do Corinthians: o time não perde há 23 partidas. A última derrota foi para o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, por 1 a 0 (gol de Wallyson), em partida disputada na Arena da Amazônia em outubro de 2014.

Desde então, foram 10 jogos sem perder no Brasileiro, quatro na Libertadores e outros nove pelo Paulista. Nas 13 partidas invictas deste ano (10 vitórias e três empates), o time marcou 22 gols e sofreu apenas 3.

O Santos tem um saldo de gols parecido (fez 22 e tomou 6), mas uma invencibilidade um pouco menor: não perde desde novembro de 2014, quando caiu para o São Paulo por 1 a 0 no Brasileiro (gol de Boschilia).

Nesta temporada, são dez jogos de invencibilidade (oito vitórias e dois empates), todos em jogos pelo Paulista.

Os dois times paulistas, no entanto, não são os únicos que ainda não caíram diante de seus rivais nesta temporada. São dez equipes que ainda não foram derrotadas neste ano, considerando apenas os clubes de Estados que têm representantes nas Séries A e B do Brasileiro: São Paulo, Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.

O levantamento da Folha levou em consideração apenas os jogos oficiais pelos torneios estaduais, Libertadores da América, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde.

VEJA QUEM SÃO OS INVICTOS NA TEMPORADA:

1 - Corinthians

Passou pelo colombiano Once Caldas na pré-Libertadores com uma vitória e um empate e chegou à fase de grupos, onde tem duas vitórias em dois jogos (sobre São Paulo e San Lorenzo, os principais rivais da chave). No Paulista, lidera o grupo B com 23 pontos (sete vitórias e dois empates).

Sebastião Moreira/Efe
Elias comemora gol marcado na vitória do Corinthians sobre o São Paulo
Elias comemora gol marcado na vitória do Corinthians sobre o São Paulo

-

2 - SANTOS

Só disputou o Paulista até agora nesta temporada, mas lidera com folga o grupo D da competição. Tem 26 pontos, muito à frente do Capivariano, segundo colocado, que tem 12. Foram dez jogos no Estadual, com oito vitórias e dois empates. Estreia nesta terça-feira na Copa do Brasil contra o Londrina, fora de casa.

Rubens Cavallari/Folhapress
Robinho abre os braços para comemorar gol do Santos
Robinho abre os braços para comemorar gol do Santos

-

3 - VASCO

Depois de disputar a Série B do Brasileiro no ano passado, começou bem a temporada. Lidera o Estadual do Rio com 26 pontos, oito vitórias e dois empates. Fez 19 gols e tomou apenas três. É o único time do Rio que ainda não foi batido este ano. Na Copa do Brasil, estreia apenas no dia 1º de abril, contra o Rio Branco-AC, fora de casa.

Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco.com.br
Dagoberto comemora gol marcado em jogo do Vasco
Dagoberto comemora gol marcado em jogo do Vasco

-

4 - CRUZEIRO

Campeão brasileiro nas duas últimas temporadas, começou a Libertadores de forma tímida, com dois empates, mas no Estadual é vice-líder com 17 pontos, cinco vitórias e dois empates. Põe a sua invencibilidade à prova nesta quinta-feira (19) contra o venezuelano Mineros fora de casa pela Libertadores.

Douglas Magno/AFP
Leandro Damião tenta dominar a bola durante jogo do Cruzeiro no Mineirão
Leandro Damião tenta dominar a bola durante jogo do Cruzeiro no Mineirão

-

5 - AMÉRICA-MG

A artilharia do time é econômica -fez apenas 12 gols em oito jogos no Campeonato Mineiro e um na Copa do Brasil-, mas tomou só três e acumula cinco vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.

Divulgação
Mancini (dir.) durante jogo do América-MG, pelo Campeonato Mineiro
Mancini (dir.) durante jogo do América-MG, pelo Campeonato Mineiro

-

6 - CALDENSE

O time de Poços de Caldas é o líder do Campeonato Mineiro, também sem saber o que é perder nesta temporada. Foram oito jogos, com cinco vitórias (inclusive sobre o Atlético-MG, por 1 a 0) e três empates (um deles com o Cruzeiro).

Reprodução/Facebook
Jogadores da Caldense comemoram gol pelo Campeonato Mineiro
Jogadores da Caldense comemoram gol pelo Campeonato Mineiro

-

7 - BAHIA DE FEIRA

A equipe de Feira de Santana só disputa o Estadual, mas, após sete partidas, ainda não caiu diante de ninguém. Mas também quase não venceu: foram uma vitória e seis empates, cinco deles por 0 a 0, incluindo os quatro últimos jogos. Nestes sete jogos, o "ferrolho baiano" marcou apenas três gols e sofreu dois.

Divulgação
Time do Bahia de Feira de Santana antes de jogo
Time do Bahia de Feira de Santana antes de jogo

-

8 - SANTA QUITÉRIA

Time só fez seis jogos oficiais na temporada, mas venceu dois e empatou quatro e ocupa a quarta posição no Campeonato Maranhense, com 10 pontos -mesma pontuação do Sampaio Corrêa e apenas um a menos que o líder Moto Clube, os dois principais times do Estado

-

9 - ABC

Fez oito jogos pelo Campeonato Potiguar e um pela Copa do Brasil e ainda não sabe o que é perder. Foram cinco vitórias e quatro empates. O excesso de empates, porém, o deixa na quarta posição no Potiguar, quatro pontos atrás do arquirrival América-RN, que lidera a competição.

Reprodução/Facebook
Kayke, do ABC, comemora gol
Kayke, do ABC, comemora gol

-

10 - ASA

Fez 11 jogos na temporada e não perdeu: foram quatro vitórias e seis empates no Campeonato Alagoano e uma vitória na Copa do Brasil, por 3 a 1 sobre o São Raimundo-RR, eliminando o jogo de volta.

Divulgação
Lance do jogo entre Asa x Murici, pelo Campeonato Alagoano
Lance do jogo entre Asa x Murici, pelo Campeonato Alagoano

-


Endereço da página:

Links no texto: