Folha de S. Paulo


Seis dicas para identificar bons anúncios de imóveis

OLHO VIVO

Encontrar um bom anúncio em um classificado de imóveis, seja on-line ou impresso, é uma tarefa que exige atenção do consumidor.

"O melhor anúncio é aquele que o próprio cliente gostaria de ter preenchido, com as especificações do seu imóvel ideal", diz Frederico Alves, presidente do BemDireto, ferramenta que busca agilizar a procura por imóveis na internet.

Confira algumas dicas para identificar um bom anúncio e evitar armadilhas e perda de tempo.

O QUE

O anúncio deve trazer o maior número possível de informações sobre o imóvel, como área construída (ou privativa, no caso de apartamentos), número de quartos (e suítes, se tiver), banheiros, salas, vagas de vagarem e eventuais estruturas externas (como piscina, sauna e churrasqueira). "Imóveis sem detalhamentos não informam o que deveriam, deixando o cliente sem um norte, além de não otimizarem o tempo de quem procura", diz Alves.

Caio Guatelli - 25.mai.2005/Folhapress
Placas de anúncios imobiliários expostas na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi, em São Paulo
Placas de anúncios imobiliários expostas na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi, em São Paulo

DESDE QUANDO

Saber a "idade" do imóvel ajuda a prever como será a periodicidade das manutenções necessárias. Imóveis mais antigos tendem a requer cuidados mais frequentes.

ONDE

Um ditado americano diz que os três critérios mais importantes na compra de um imóvel são "location, location, location". A localização é um dos fatores que determina o grau de valorização da unidade. Com essa informação em mãos, é possível saber quais são os serviços e a infraestrutura próximos ao imóvel, bem como fazer estimativas de tempo de descolamento –para a escola ou o trabalho, por exemplo.

QUANTO

Além do valor solicitado pelo imóvel, seja para aluguel ou compra, o anúncio deve conter o valor aproximado do IPTU e, no caso dos edifícios, o do condomínio. Os preços de lançamentos não costumam aparecer nos anúncios, neste caso é necessário entrar em contato com os corretores para se informar.

Renato Stockler/Folhapress
Não deixe para descobrir na hora informações como condomínio e IPTU
Além de valores, informações contratuais também podem constar no anúncio

COMO

Anúncios que têm fotos podem ser mais confiáveis, mas é preciso ficar atento à veracidade das imagens. A não ser que seja um empreendimento em lançamento, imagens de folders ou perspectivas podem não representar verdadeiramente o imóvel. Na observação das fotos, priorize critérios de "arquitetura" –como pisos, armários e o tamanho das janelas– antes de olhar detalhes de decoração, porque é necessário imaginar o imóvel vazio.

QUEM

Verifique se há meios de contatar o anunciante, preferencialmente em diferentes plataformas (telefone, celular, e-mail etc). Isso demonstra interesse no atendimento ao cliente e torna mais fácil e rápida a interação.

Fontes: portais imobiliários Urby e BemDireto


Endereço da página: