Folha de S. Paulo


Viagem de cinema: confira locações que aparecem em filmes que concorrem ao Oscar 2015

Será realizada neste domingo (22), em Los Angeles (EUA), a cerimônia de premiação do Oscar.

Além de agradar pelo roteiro, pelas atuações ou pela fotografia, alguns dos filmes se destacam por suas locações –diversas são destinos turísticos consagrados, outras locais que merecem ser explorados.

Confira abaixo uma lista de lugares que aparecem nos filmes que serão destaque no Oscar –e que valem a visita.

*

"A TEORIA DE TUDO"
A cidade inglesa de Cambridge, conhecida mundialmente por sua universidade, é retratada no filme que conta a história da vida do físico britânico Stephen Hawking.

Carla Aranha/Folhapress
A Universidade de Cambridge, na Inglaterra
A Universidade de Cambridge, na Inglaterra

"BIRDMAN"
Os personagens, como o ex-super-herói vivido por Michael Keaton, circulam por Nova York (EUA): além da região próxima à famosa Times Square, pode-se ver o Majestic Theatre e a fachada do St. James Theatre.

Alex Trautwig/AFP
Cena noturna da Times Square, em Nova York
Cena noturna da Times Square, em Nova York

"BOYHOOD"
O filme de Richard Linklater, rodado ao longo de 12 anos, passeia por pontos do Texas: de parques estaduais, como o Padernales Falls, a atrações de grandes cidades, a exemplo do museu de Ciências Naturais de Houston.

"O GRANDE HOTEL BUDAPESTE"
Todo o filme de Wes Anderson foi rodado na Alemanha, na cidade de Görlitz, a mais oriental do país, quase na fronteira com a Polônia. Uma antiga loja de departamentos foi transformada no hotel que dá título à obra. Görlitz, vale dizer, também serviu de locação para filmes como "A Menina que Roubava Livros", "Bastardos Inglórios" e "O Leitor".

"LIVRE"
No filme, a atriz Reese Witherspoon percorre a Pacific Crest Trail, trilha que corta a costa oeste americana da fronteira com o México até o limite com o Canadá. No entanto, a maior parte das filmagens foi feita no estado do Oregon.

"SELMA"
O título indica o lugar das filmagens: a cidade de Selma, no Alabama, a partir da qual Martin Luther King liderou uma histórica marcha até Montgomery, para pressionar o governo por direitos iguais de votos para brancos e negros.

"WHIPLASH"
O filme, que conta a história de um baterista aspirante, se passa em Nova York (EUA) e faz citações, por exemplo, ao Lincoln Centre, complexo de edifícios que funciona como sede de doze companhias artísticas.


Endereço da página: