Folha de S. Paulo


Veja lista de aeroportos assustadores para pousar

O jornal londrino "The Telegraph" fez uma lista com os aeroportos mais "eletrizantes" (ou mesmo assustadores) para aterrissar.

Confira lista de 15 desses aeroportos:

1. Madeira, Portugal
O aeroporto fica localizado em um terreno plano, mas cercado por mar. Sua pista curta e estreita, somada as condições climáticas ruins, significam um problema até para pilotos experientes.

2. Skiathos, Grécia
A pista do aeroporto da pequena ilha grega é tão curta que parece desembocar no mar.

3. Paro, Butão
Localizado em um vale profundo, rodeado pelas montanhas do Himalaia, o aeroporto de Paro também entrou para a lista. De tão desafiador, até pouco tempo atrás, apenas oito pilotos no mundo tinham autorização para pousar no local.

4. Princess Juliana, St Maarten, Caribe
O avião chega ao aeroporto voando sobre o mar e os pilotos precisam checar instrumentos constantemente para garantir a altitude correta. Na hora de aterrissar, os aviões passam a poucos metros de altura da popular praia de Maho.

5. Ilha de Barra, Escócia
O aeroporto da ilha é o único do mundo localizado em uma praia que tem voos com horários marcados. Horários, estes, que são ditados pelo movimento da maré: todo dia a maré alta invade a pista principal.

6. Gibraltar
Devido a pista curta, o piloto deve pisar fundo nos freios para não acabar pousando nas águas do Mediterrâneo.

7. Toncontin, Honduras
Esse aeroporto é considerado perigoso por conta das montanhas próximas do final da pista. Devido a um acidente que matou cinco pessoas, aviões de grande porte não tem permissão de aterrissar no local desde 2008.

8. Courchevel, Alpes Franceses
Com pista curta, fina e inclinada, esse aeroporto é um desafio e apenas alguns pilotos certificados tem permissão de pousar. Como se não bastasse, o clima montanhoso também dificulta uma aterrissagem tranquila.

9. Kai Tak, Hong Kong
Além de enfrentar os ventos fortes e as montanhas ao redor, os pilotos tinham que fazer curvas de quase 90º graus para aterrissarem sem bater em alguma construção. Depois de diversos acidentes, o aeroporto foi fechado em 1998.

10. Wellington, Nova Zelândia
Pista curta, paisagem montanhosa e ventos fortes garantem uma aterrissagem turbulenta.

11. Quito, Equador
Localizado bem no meio da populosa capital, o aeroporto é rodeado não só por prédios residenciais, mas também por montanhas e vulcões ativos.

12. Matekane, Lesoto
Localizada no alto das montanhas, a pista desse aeroporto tem apenas 400 m de extensão e em seu final há uma queda de 600 m, mas dependendo das condições de vento os pilotos são instruídos a não decolar enquanto não chegarem no final da curta pista.

13. Saba, Caribe
Com o oceano ao redor e penhascos em três de seus lados, a pista é considerada uma das menores, com aproximadamente 390 m. Para pousar, é preciso voar em direção a um penhasco antes de fazer uma curva fechada para a esquerda logo antes de pousar.

14. Sea Ice Runway, Antártida
Pilotos devem evitar aterrissagens pesadas e aviões estacionados devem ser constantemente checados para que não afundem mais de dez centímetros no gelo dessa pista.

15. Narsarsuaq, Groenlândia
A descida pode ser linda para os passageiros, mas para os pilotos... é no mínimo tensa. A aterrissagem envolve, além de voar por um fiorde -que são vales rochosos inundados por mar- a constante ameaça de turbulência. Apenas pilotos com extenso conhecimento da geografia do local tem permissão de tentar um voo pelo fiorde. Durante a noite é proibido decolar e pousar.


Endereço da página: